Home > Artigos > Vidro Ondulado

07.06.2022

Vidro Ondulado

O vidro ondulado é tradicional e alternativa para ambientes que desejam aproveitar a luz natural sem, no entanto, perder privacidade. Popularmente conhecido como vidro canelado, os vidros ondulados possuem características visuais singulares, com relevos que se assemelham a ondas espalhadas por toda a sua superfície. Devido às suas particularidades são indicados para a composição de janelas, portas, divisórias, box de banheiro, etc.

Apesar de ser utilizado, principalmente, em sua versão incolor, o vidro ondulado pode receber beneficiamentos diversos para ganhar cores, espelhamento e até mesmo ser submetido à têmpera (vidro canelado temperado) e laminação (vidro canelado laminado). Esse cenário permite que os vidros ondulados sejam utilizados em qualquer tipo de aplicação envidraçada, desde que observado as diretrizes da ABNT.

O que é vidro ondulado?

Os vidros ondulados ganham esse nome devido à sua aparência exclusiva, com áreas de relevo que remetem à pequenas ondas possíveis de serem vistas a olho nu. Esse efeito visual é obtido ainda no processo de fabricação do vidro canelado, onde as placas de vidro comum são submetidas a estiragem, nesse caso, com diferentes trocas de calor em pontos específicos da placa de vidro – que geralmente recebem maior resfriamento – o que também interage com a espessura do vidro naquele local.

No final do processo o vidro ganha pequenas ondulações que dificultam a visualização através da chapa de vidro, porém, permitem grande difusão de luz no local, ou seja, garante a privacidade dos ambientes sem impedir a passagem de luz nos locais. Por essas características os vidros ondulados são frequentemente aplicados em ambientes que exigem controle de privacidade, como:

– Box de banheiro (vidro canelado box / vidro canelado banheiro)

– Vidro ondulado para porta

– Composição de móveis (vidro canelado armário, vidro canelado cozinha)

– Janela de vidro ondulado

– Divisórias de ambientes

– Vidro ondulado área externa – Fachadas residenciais e empresariais

Outro fator que contribuiu para a popularização desse modelo de vidro consiste na facilidade de limpeza. Ao contrário do que parece, as ondulações não dificultam a higienização do vidro, que pode ser facilmente lavado ou limpo com pano úmido, sabão neutro e esponja ou escovão de cerdas macias para ganhar aparência de vidro novo!

Tipos de vidros ondulados

Considerando a vasta aplicação do produto, o mercado desenvolveu diversos tipos de vidros ondulados, com variações principalmente em suas cores. Veja os modelos de vidros canelados que ajudaram o modelo a retomar seu tradicionalismo e popularidade cultivada desde a década de 40:

– Vidro ondulado fumê

– Vidro canelado amarelo

– Bloco de vidro ondulado

– Vidro canelado bronze

– Vidro canelado colorido

– Vidro ondulado fumê

Com as variedades existentes, criatividade e muito conhecimento é possível estabelecer combinações funcionais, privativas e com estética capaz de agradar até o mais exigente dos usuários. Vale destacar que os vidros canelados são alternativas totalmente viáveis para compor diferentes estilos decorativos, desde projetos clássicos quanto aqueles com traços rústicos, sofisticados ou que priorizam o minimalismo.

Qual o preço do vidro canelado?

Para determinar o preço do vidro ondulado é preciso considerar alguns fatores primordiais, pois o valor do vidro é dinâmico e pode sofrer variações consideráveis por diversos motivos. Apesar de existir registros na internet indicando valores que variam entre R$ 90,00 e R$ 100,00 o metro quadrado do vidro canelado, o preço final pode alterar conforme o tamanho da placa de vidro, a espessura, presença de beneficiamentos (como laminação, coloração), oferta e procura na região, etc.

Sendo assim, a melhor maneira de saber qual o preço do vidro ondulado consiste em procurar serviços especializados na sua região. Dessa forma é possível determinar os fatores que interagem com o preço final do vidro e obter um orçamento mais preciso. Destacamos que é válido adquirir produtos de qualidade em vidraçarias renomadas e experientes no mercado, pois tendem a comercializar vidros de boa qualidade fabricados com tecnologias modernas.

Considere ainda que o vidro é um tipo de matéria que pode durar muitos e muitos anos sem a necessidade de trocas, o que indica bom custo benefício. Sendo assim, é preciso que a instalação do produto seja realizada de maneira profissional e consciente, pois dessa forma é possível usufruir de todos os benefícios que um tipo de vidro pode oferecer – como suas funcionalidades e atributos estéticos – por muito mais tempo.

E para finalizar nosso artigo sobre o vidro ondulado, é preciso destacar que a utilização do vidro na arquitetura é definida pelas normas da ABNT, sendo assim, também é de suma importância – e responsabilidade do cliente – contratar serviços especializados que se comprometam em manter toda a instalação do vidro canelado dentro das diretrizes regulamentadoras vigentes. Acompanha a ArchGlass Brasil para receber mais artigos como esse!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.