Home > Notícias > Piso de vidro: Mirante em Guarujá é Inaugurado

21.08.2020

Piso de vidro: Mirante em Guarujá é Inaugurado

Mirante com piso de vidro e estrutura suspensa garantirá visão privilegiada dos arredores do Morro da Caixa d’Água, região metropolitana da Baixada Santista.

O vidro estará presente no piso da futura atração do Morro da Caixa d’Água, localizado entre a praia da Astúrias e a praia do Tombo, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. No local, em agosto será inaugurado o Mirante das Galhetas, observatório construído para complementar a estrutura turística da região. O vidro será o protagonista da estrutura que ficará suspensa a 45 m do nível do mar.

O mirante com piso de vidro promete visão privilegiada ao redor, com destaque especial para o pôr do sol. Para garantir a segurança de todos os vidros utilizados no mirante serão de segurança (vidro laminado e vidro temperado) e estarão compondo o piso e guarda corpos da estrutura. Segundo a prefeitura local, a obra será o primeiro mirante da Região Metropolitana da Baixada Santista construído com piso de vidro em uma estrutura suspensa.

O espaço onde está sendo construído o observatório era pouco explorado até então, pois precisava de infraestrutura para alavancar as belezas naturais da região. O mirante com piso de vidro é resultado de uma parceria firmada entre o Ministério do Turismo e poder público do Guarujá. Além do futuro mirante, o local já recebeu intervenções na paisagem, iluminação, pavimentação das ruas e calçadas, etc.

Segundo as autoridades, o Mirante das Galhetas é uma estrutura que compensará o investimento, pois tem potencial para destacar o turismo e a cultura da região. Para a viabilização do projeto foram investidos aproximadamente 02 milhões de reais.

Guarujá ganha mirante com piso de vidro

Piso de vidro em mirante em Guarujá é seguro

Mirantes com piso de vidro são incomuns, mas não tão raros assim. Além do Mirante das Galhetas, no Brasil um mirante de vidro já foi projetado a uma altura de 110 metros adentrando um cânion. A estrutura tem pouco mais de 7 metros de extensão e foi construída na cidade de Ubirici – SC.

Em terras internacionais é mais comum obter registros de estruturas utilizando piso de vidro; um bom exemplo é a ponte de vidro da China. O país também possui um mirante de vidro famoso, atração turística de Pequim. A plataforma é considerada o maior mirante suspenso de vidro em todo o mundo e possui 32,8 m de comprimento, está a uma altura de 400 m de um vale e 800 m acima do nível do mar, tem superfície de 713 m², pesa quase 152 toneladas e pode suportar até 1.900 pessoas de uma vez.

Na arquitetura e construção civil, estruturas grandes fabricadas com vidro conseguem imprimir assinaturas únicas aos projetos. O vidro é capaz de trazer leveza e magia às estruturas que, naturalmente, tendem a serem visualmente robustas se fabricadas com outros materiais; tudo sem interferir na imponência e grandiosidade da obra. Para alguns pode até parecer insano, mas comprovadamente o vidro possui tecnologia suficiente para ser utilizado como solução altamente segura capaz de agregar sofisticação e predicados singulares ao ambiente.

Não por acaso o material já é frequentemente aplicado em mezaninos, coberturas transitáveis, escadas, guarda-corpos, paredes divisórias, além dos pisos de vidro – como já visto no decorrer do texto. O vidro é recomendado sempre que o intuito for integrar os ambientes, aprimorar o conforto visual e a oferta de illuminação. Mas lembre-se de que, para que o piso de vidro garanta a segurança de todos, é de suma importância a aplicação dos vidros corretos em sua estrutura. Consulte sempre um especialista.

Créditos: Abravidro

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.