Home > Artigos > Informações importantes sobre box de vidro

18.03.2021

Informações importantes sobre box de vidro

Disponíveis em diversos modelos, o box de vidro traz beleza, segurança e praticidade ao banheiro. Entretanto, é preciso estabelecer alguns cuidados para garantir seu bom funcionamento e usufruir de todos os benefícios do box de vidro. Por esse motivo, no artigo de hoje abordaremos informações importantes sobre box de vidro que garantirão o uso seguro e a durabilidade de toda a estrutura. Veja abaixo.

Box de vidro para banheiro

Como destaque das informações importantes sobre box de vidro para banheiro, lembramos que a projeção e instalação da estrutura é regulamentada pela NBR 14207 da ABNT. De maneira resumida, a referida norma cita que o box deve ser composto por vidros de segurança (temperado, laminado, laminado de temperados ou temperado com película de segurança) e indica que a estrutura toda deve passar por manutenção preventiva anualmente, realizada por um profissional vidraceiro.

A necessidade de utilização de vidros de segurança ocorre, obviamente, para garantir a proteção dos usuários até mesmo em casos de choques físicos, tendo em vista que os vidros determinados pelas normas são mais resistentes e, nos raros casos de quebra, se partem de maneira segura ao usuário. Lembramos aqui que o índice de ocorrências de quebra do vidro de segurança no box é muito baixo (0,07%).

Por esse motivo é de suma importância contratar equipes especializadas em instalação de box de vidro para banheiro e realização das manutenções periódicas exigidas nas normas. Empresas sérias, que colocam a segurança dos usuários acima de interesses comerciais, tendem a adequar toda a obra às normas da ABNT, garantindo assim o melhor desempenho e o máximo de proteção possível.

Dicas importantes sobre box de vidro para banheiro

Independente do modelo, o box feito de vidro garante estética à decoração do banheiro ao mesmo tempo em que oferece funcionalidades essenciais para o espaço. Mas para que todos os benefícios do box de vidro estejam presentes, é de suma importância tomar algumas precauções. Veja abaixo outras informações importantes sobre box de vidro.

– Qual o melhor tipo de vidro para box de banheiro?

Conforme já comentamos, os vidros indicados pela NBR 14207 (vidros de segurança laminado, temperado, laminado de temperados ou temperado com película) são os tipos ideais para o box de banheiro, pois oferecem resistência a proteção aos usuários. A escolha por um ou outro tipo de vidro para box dependerá das particularidades de cada projeto. Lembrando que a opção pelo vidro comum para o box de banheiro, além de não ser indicado pelas normas, oferece grandes riscos físicos aos usuários.

– Como limpar box de vidro?

A limpeza do box de vidro é fácil, pois o vidro simplifica todo o processo. Além de acumular menos sujeira, a superfície do vidro facilita a higienização. Para limpar box de vidro basta água, sabão e esponja macia; o vidro também pode ser limpo com facilidade com o auxílio de álcool e um pano macio. Até mesmo nos casos de vidros texturizados – que podem exigir o uso de escovas – a limpeza do vidro não oferece grandes obstáculos.

Box de Vidro

– Box de vidro quebra com choque térmico?

Os vidros de segurança não quebram com choque térmico. Destacamos que o vidro temperado, por exemplo, é submetido a um processo de têmpera e adquire suas particularidades distintas após ser submetido a um grande choque térmico. Além disso, a ABNT exige ensaios de desempenho onde o vidro temperado é avaliado novamente – e submetido a outro choque térmico – antes de obter a certificação.

– Box de vidro é seguro?

O box de vidro é seguro, desde que seja projetado dentro das regulamentações e diretrizes da ABNT. Como já comentamos, a estrutura deve projetada por equipes especializadas e ser submetida a manutenções preventivas periódicas; e corretivas no menor tempo possível. Lembramos que os acidentes no box com vidro acontecem, geralmente, devido à falta de manutenção preventiva, que deve ser feita anualmente, com profissional habilitado.

Veja outras informações importantes sobre box de vidro para banheiro:

– Observe a aparição de avarias (fissuras) nas bordas do vidro. Caso apareçam, solicite a visita de um vidraceiro para manutenção.

– A abertura do box feito de vidro deve ocorrer com facilidade.

– Em hipótese alguma a borda do vidro pode encostar no chão ou outro material rígido ou pontiagudo, como parede, parafuso, etc.

– A guia do vidro não pode oferecer desvios. Também não pode estar ressecada ou flexível demais.

– O box feito de vidro, como um todo, deve apresentar firmeza. Caso algum componente do box apresente folga ou frouxidão, consulte um profissional vidraceiro.

– Caso a água esteja ultrapassando a área limitada, é possível que haja problemas com a estanqueidade. Nesses casos, o ideal é solicitar os serviços de um profissional habilitado.

Outra das informações importantes sobre box de vidro consiste na contratação do serviço. Escolha bem onde comprar box de vidro para banheiro. Sempre exija que a empresa mantenha toda a obra dentro das normas da ABNT, garantindo dessa forma um box de vidro seguro, bonito e totalmente funcional.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.