Home > Artigos > Qual é o vidro mais resistente?

09.09.2021

Qual é o vidro mais resistente?

Dos vidros populares, o temperado é o vidro mais resistente. Os vidros temperados são, em média, 05x mais resistentes que o vidro comum, além de poderem ser aplicados com laminação. Lembramos que o vidro temperado é um tipo de vidro de segurança graças à sua resistência, capacidade de suportar elevados impactos e o fato de se quebrar de maneira segura aos usuários (pequenos pedaços não pontiagudos). Entenda mais sobre qual é o vidro mais resistente.

Vidro temperado, o que é ?

O vidro temperado é popular e utilizado em variados segmentos. Na arquitetura e construção civil o modelo é alternativa para quem procura qual é o vidro mais resistente para compor aplicações que precisam suportar grandes impactos mecânicos, como portas, janelas, divisórias de ambientes, etc. O modelo também é indicado para participar de ambientes com variações térmicas, sendo o melhor tipo de vidro para box de banheiro, por exemplo.

As características singulares do vidro temperado provém do seu processo de fabricação. Como o nome indica, o modelo é submetido à uma tempera, ou seja, a placa de vidro comum é aquecida e resfriada rapidamente. Essa técnica cria uma tensão na chapa de vidro, tendo em vista que o aquecimento expande suas moléculas, enquanto que o resfriamento cria uma barreira na superfície do vidro, impedindo que as moléculas continuem se expandindo.

Ainda falando sobre qual é o vidro mais resistente, essa tensão é a parte responsável pela elevada resistência do vidro temperado e por outras características de segurança, como o estilhaçamento de forma segura aos usuários. Isso acontece porque, quando um impacto é forte o suficiente para criar uma fissura que interaja com essa tensão, o vidro temperado se quebra completamente, porém, em pequenos pedaços sem poder de causar cortes nos usuários.

Onde usar o vidro temperado

Qual é o vidro mais resistente

Vale lembrar que não basta o vidro ser resistente, ele precisa ser aplicado conforme determina as normas regulamentadoras, no caso, a ABNT. Isso acontece, principalmente, porque existe diferentes níveis de resistência que podem aplicar nas estruturas; e como sempre lembramos aqui, para cada necessidade existe um tipo de vidro certo. Esse é um dos motivos, por exemplo, que o vidro temperado é indicado para compor:

– Portas e janelas

– Vitrines e divisórias

– Envidraçamentos projetantes móveis

– Fachadas com vidros verticais

Box de banheiro.

Dando exemplos da importância de se atentar as normas regulamentadoras, o vidro temperado, mesmo sendo considerado vidro de segurança e figurando na lista sobre qual é o vidro mais resistente, não pode ser utilizado sem laminação em aplicações como coberturas, telhados, marquises, claraboias fachadas, guarda-corpos, etc. Esse fato ocorre porque o modelo, ao se quebrar, deixa livre o vão onde estava acomodado, espalhando seus estilhaços pelo ambiente.

Por esse motivo sempre procure serviços de empresas especializadas. Profissionais capacitados sabem qual é o vidro mais resistente, entretanto, sabem também que para cada aplicação existe um tipo de vidro indicado. Por isso fique muito atento! O uso do vidro errado na arquitetura pode trazer acidentes físicos graves e podem gerar processos e/ou penalidades da lei. Contrate serviços qualificados e usufrua do máximo de benefícios que o vidro oferece!

Para finalizar, ainda neste universo sobre qual é o vidro mais resistente, lembramos que o mercado oferece vidros especiais que podem ser considerados ainda mais fortes que o vidro temperado, como é o caso do AM-III, considerado o vidro mais resistente do mundo, vidros blindados e outros modelos de vidros multilaminados, vidros estruturais; vidros com laminação extraordinária como o SentryGlas®, etc. Possuímos um artigo especial sobre o tema, confere lá!

Por que o vidro temperado é mais resistente?

O processo de fabricação do vidro temperado (tempera) cria um campo de tensão na chapa de vidro comum. Ao ser submetido ao calor as moléculas do vidro se expandem; enquanto que o resfriamento rápido cria uma barreira superficial que impede a expansão molecular, tensiona e traz resistência ao vidro.

Qual o vidro mais seguro para box?

O vidro temperado é o vidro mais seguro para box. Isso acontece porque o modelo é altamente resistente à impactos mecânicos (05x mais resistente que o vidro comum) e a variações térmicas como as que ocorrem em banheiros. O vidro laminado também pode ser utilizado em box de banheiro.

Qual o melhor tipo de vidro?

O melhor tipo de vidro depende da finalidade de uso. O mercado vidreiro disponibiliza vidros com diversas tecnologias capazes de eliminar diversas necessidades dos usuários. Lembramos, porém, que para cada aplicação existe um tipo de vidro certo, conforme determina a ABNT.

O que é melhor e mais resistente vidro laminado ou temperado?

O vidro temperado é, em média, 05x mais resistente que o vidro comum; sua resistência abrange impactos mecânicos e variações térmicas. O vidro laminado, devido ao seu modo de produção, também apresenta resistência elevada e é indicado para inúmeras aplicações. A melhor tecnologia dependerá da finalidade da aplicação.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.