Home > Artigos > ALONtm – O alumínio transparente

30.08.2019

ALONtm – O alumínio transparente

Idealizado para substituir as janelas das aeronaves da Força Aérea Americana, o alumínio transparente promete revolucionar o mercado da construção civil e indústria automobilística por ser extremamente mais leve e resistente que os vidros blindados.

Conheça o ALONtm

O alumínio transparente, uma criação da US Naval Research Laboratory, promete ser um divisor de água para alguns segmentos industriais. Dotada de particularidades, a nova tecnologia tem a capacidade de alterar os rumos de fabricação de diversos utensílios, como por exemplo, os celulares, capacetes, janelas (residenciais e de automóveis), etc.

Apesar de ‘emprestar’ o nome de um dos metais mais abundantes do mundo, o alumínio transparente não é um novo tipo de metal. Trata-se de uma peça de cerâmica cristalizada e transparente desenvolvida a pedido do exército americano para compor carros blindados e as janelas das aeronaves americanas. O interessante é que o Alontm – como é conhecido comercialmente – apesar de ser um tipo de cerâmica, é muito mais leve, fino e inacreditavelmente mais resistente que os vidros blindados.

Um dos cientistas atuantes na pesquisa que resultou no alumínio transparente, Dr. Jas Sanghera, colaborador da US Research Laboratory, disse que o Alontm é tão resistente quanto um mineral, como o aluminato de magnésio.

“(…) realmente, [assemelha-se a] um mineral, um aluminato de magnésio. A vantagem é que [o alumínio transparente] é muito mais resistente, forte e rígido do que o vidro. Ele proporciona melhor proteção em ambientes mais hostis e pode resistir à areia e erosão por chuva (…)”.

O produto é composto por alumínio, oxigênio e nitrogênio. A placa fabricada passa por um tratamento térmico com temperaturas elevadas e depois é polida até ganhar transparência. O polimento também atribui resistência ao produto, além de garantir outras propriedades mecânicas.

“ (…) O pó é levado a uma pressa quente e pressionado a vácuo, agitando-se todas as partículas — ao fazer isso corretamente é possível eliminar todo o ar aprisionado ali, e o material começa a se tornar nítido (…)”, explica Dr. Jas Sanghera, complementando que quando a placa de alumínio transparente sai da prensa, ela é lixada e polida antes de ser utilizada efetivamente.

Também chamado de oxinitrato policristalino de alumínio, o Alontm é 15 % mais resistente que o aluminato de magnésio cristalizado e oferece 85% da resistência de uma safira… e como o próprio nome indica, proporciona transparência de aproximadamente 80% para as regiões UV próximo, infra-vermelho do espectro eletromagnético e luz visível. A junção de todas essas características habilita o produto a participar de praticamente todas as aplicações que demandem de transparência aliada à alta resistência de impactos.

Além do mais, o alumínio transparente também é resistente a explosões e às altas temperaturas (cerca de 2.100° C em atmosferas inertes), múltiplos impactos de projéteis (de calibre até .50) e de grande valia como sensor em equipamentos ópticos, tendo em vista que oferece leitura de raios infravermelhos com eficácia devido aos altos índices de transparência para luz Ultravioleta e Luz Visível.

Construção Civil e o ALONtm

No universo da construção civil, o alumínio transparente pode compor janelas, telhados, cúpulas, tubos, fachadas, vitrines, sacadas, guaritas, janelas a prova de balas e diversas outras formas, com a utilização de técnicas de processamento de cerâmicas convencionais. Também podem substituir o vidro na composição de box de banheiros, revestimento de edificações, fechamento vertical de galpões, etc.

A indústria da arquitetura e construção civil enxerga um enorme potencial nos benefícios que o alumínio transparente tende a oferecer para os usuários. Atualmente o alumínio transparente está limitado às altas cifras, mas a tendência é que os valores do produto diminuam conforme a popularização da tecnologia aumenta. O cenário só tende a beneficiar os consumidores em um futuro próximo, que poderão contar com utensílios mais seguros, resistentes e duradouros.