Home > Arquitetura do Vidro > Como abrir meu escritório de arquitetura?

10.10.2019

Como abrir meu escritório de arquitetura?

Com o fim dos estudos na faculdade chega a necessidade da inserção e exercício profissional. Em busca de alternativas para facilitar esse processo, os recém-formados vão atrás de soluções viáveis para satisfazer suas necessidades, tanto profissionalmente quanto financeiramente.

No mundo arquitetônico, buscar soluções e idéias de como abrir escritório de arquitetura pode auxiliar os jovens arquitetos a ganhar visibilidade, entender as estratégias do mercado e, conseqüentemente, fechar bons contratos.

Como abrir escritório de arquitetura

Se seu desejo for ter sua própria empresa, entender como montar um escritório de arquitetura é essencial para atingir seus objetivos. É importante lembrar que, não somente no segmento arquitetônico, mas em qualquer nicho de mercado, quanto mais seriedade você externar, maiores serão as chances de alçar vôos mais altos.

Arquitetos experientes lembram também que um escritório possibilita que os profissionais socializem suas competências com seus clientes, um cenário que pode facilitar no momento de fechar um negócio. Acompanhe esse artigo até o final para receber dicas de como montar um escritório de arquitetura e obter muito sucesso na sua carreira profissional.

Como organizar um escritório de arquitetura

Profissionais do segmento relembram que a maior dificuldade não está em abrir o próprio escritório de arquitetura. O maior desafio está em manter o escritório em pleno funcionamento.

Dessa forma, para conseguir sobreviver com seu escritório, o jovem arquiteto precisa gostar – e muito – de empreendedorismo e estar totalmente ciente de que precisará estudar com empenho o mercado profissional. Além do mais, antes de abrir o escritório o arquiteto precisa saber que:

– O novo negócio trará responsabilidades novas; e é preciso muita dedicação para suprir a demanda.

– Como qualquer profissional novato, o jovem arquiteto terá que trabalhar duro para conseguir captar seus clientes.

– Existem muitos custos envolvidos para abrir escritório de arquitetura.

Não podemos esquecer aqui que o arquiteto deve demonstrar sua capacidade de adaptação e de posicionamento sem perder o otimismo e o foco, características primordiais para quem deseja alcançar o sucesso.

Como montar seu escritório de arquitetura – Dicas

Além dessas orientações acima, outras dicas para quem deseja abrir seu próprio escritório de arquitetura é trabalhar com equipes altamente competentes, se especializar em uma área e oferecer originalidades em seus projetos. Veja abaixo uma lista com dicas e idéias para quem vai montar seu primeiro escritório de arquitetura.

– Planejamento

Abri um negócio requer muito planejamento. Isso inclui realizar pesquisas de mercado, buscar conselhos com profissionais experientes, fazer diversas contas, prosperar clientes, determinar o objetivo de crescimento, etc. Portanto, se você perceber alguma deficiência na sua qualidade de administrador de empresa, é melhor anular esse defeito antes de montar sua empresa de arquitetura.

De qualquer forma, o planejamento das suas idéias deve dar as seguintes respostas para você:

– Qual será minha área de atuação e meu público alvo?

– Qual meu diferencial para competir com a concorrência?

– A proposta do meu escritório é um modelo viável no mercado atual?

– Quanto irei investir?

Definitivamente, montar um escritório de arquitetos é uma coisa séria e, por esse motivo, é necessário realizar um planejamento eficiente.

– Dedicação

Um bom profissional deve sempre estar pronto para seu negócio. Dessa forma, o arquiteto que lidera um escritório deve estar ciente que dificilmente conseguirá se dissociar de seu escritório e precisa estar disposto a abrir mão de seu tempo livre.

Profissionais do ramo alertam, ainda, que a maioria dos conceitos necessários para a abertura de um escritório arquitetônico não são explicados na faculdade, o que demandará ainda mais esforço por parte do arquiteto.

– Busque outros conhecimentos

Manter-se atualizado com novos conhecimentos é um diferencial dos bons profissionais. Para o arquiteto com escritório é importante, também, buscar outros conhecimentos, como os da área de gestão de pessoal e vida financeira, pois o ajudarão na organização financeira e da equipe.

– Especialização: Mantenha-se atualizado

Além de escolher uma área de atuação, é importante que o arquiteto busque especialização dentro dela. Aliás, esse é um dos pontos que diferencia os profissionais no mercado de trabalho. Ao se especializar em um nicho o arquiteto saberá como se impor em determinada situação e crescer naquela fatia do segmento que deseja conquistar.

– Realize ações de marketing

É importante saber como divulgar escritório de arquitetura, afinal de contas, quem não é visto não é lembrado. Atualmente, ações de marketing são necessidades empresariais. Por isso, depois de aberto, realize ações de marketing de seu escritório de arquitetos.

Além da internet, cogite também ter seu nome impresso em revistas e outras publicações, invista nas leituras favoritas de seu público alvo. Também procure por publicações de negócios influentes da sua cidade.

Ao abrir um escritório de arquitetura, esses passos fatalmente te levarão ao sucesso profissional e financeiro. Lembre-se de que a tarefa não é impossível e que com muita dedicação é possível se destacar no mer

Veja + Arquitetura do Vidro

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

11.06.2020

Escada de vidro

23.04.2020

Envidraçamento de Sacada