Home > Artigos > Como escolher o melhor silicone para o vidro

10.12.2020

Como escolher o melhor silicone para o vidro

Saber qual silicone escolher para colar vidros garante à estrutura qualidades como segurança, estanqueidade, estética e conforto. Por outro lado, a escolha errada do silicone para vidro pode trazer perigos, desconforto e prejuízos ao bolso do usuário. Acompanhe esse artigo até o final e saiba como escolher o melhor silicone para o vidro, as variedades, especificações do produto, etc.

Silicone para vidros

O silicone foi um dos fatores que impulsionaram o uso do vidro na arquitetura. Antes limitados à criação de fixações metálicas para acomodar as placas de vidro, os arquitetos e profissionais da construção civil conseguiram dar asas a imaginação com o surgimento de um material que tinha uma combinação exclusiva de flexibilidade, resistência física e barreira às ações do tempo, cenário perfeito para aplicação em estruturas envidraçadas.

Atualmente o silicone é uma das figuras corriqueiras no segmento de arquitetura com vidros, sendo utilizado na construção de enormes fachadas de vidro, envidraçamento de sacadas e outras estruturas, com maestria. É comum, por exemplo, o registro de prédios com fachadas envidraçadas em regiões de terremotos que mantiveram o silicone dos vidros sem danos mesmo após vários episódios de tremor de terra.

Mas para garantir cenários com eficiência parecida, é preciso saber como escolher o melhor silicone para o vidro. A escolha deve considerar que, além de vedar a estrutura, o silicone para vidros deve ser projetado para absorver e transmitir as cargas – originadas pelo vento e/ou outros fatores – do vidro para a esquadria da estrutura.

Dessa forma, os silicones precisam se alongar, se comprimir e flexionar para acompanhar a estrutura, considerando cenários como o estresse diário e alterações térmicas. Isso quer dizer que o melhor silicone para vidro deve manter sua estanqueidade e resistência adesiva mesmo em cenários extremos, como é o caso de:

– Regiões com terremotos e furacões;

– Áreas com exposições prolongadas aos raios UV;

– Episódios de chuva ácida;

– Locais com temperaturas muito elevadas;

– Espaços com alta umidade;

– Regiões e locais com risco explosões, etc.

Por isso é de suma importância que os profissionais e usuários saibam como escolher o melhor silicone para o vidro, garantindo assim todos os benefícios que elemento pode proporcionar nas mais aplicações.

Qual o melhor silicone para colar vidro

Na arquitetura com vidros, como já comentado, o silicone abriu um novo leque de aplicações do vidro na construção civil que representou um divisor de águas.  O maior destaque fica para a construção de fachadas estruturais com vidro e outros elementos correlacionados, como envidraçamento de sacadas e até mesmo box de banheiro, portas e janelas.

O silicone para vidros fica responsável por criar uma ancoragem emborrachada, contínua e com flexibilidade suficiente para absorver todo o estresse, prevenindo rachaduras, entrada de água e de ar. Vale lembrar que somente os silicones possuem a combinação exclusiva para garantir esses benefícios essenciais para uma estrutura envidraçada.

É importante salientar que o mercado disponibiliza diversos tipos e marcas de silicone para colar vidros, com qualidade e eficiência distintas. Acontece que algumas marcas não oferecem o desempenho esperado para vedação e suporte mecânico das placas de vidro, fazendo com que todo o projeto fique comprometido. Por isso é importante saber como escolher o melhor silicone para o vidro.

Na dúvida, sempre opte pelas marcas reconhecidas pela boa qualidade. Silicone para vidro de má qualidade, invariavelmente, apresenta episódios de descolamento, ressecamento, rachaduras, dificuldade de promover estanqueidade, baixa flexibilidade, baixa resistência mecânica e outras questões que podem interferir na funcionalidade e segurança da estrutura.

Já pensou o tamanho do acidente que uma placa de vidro pode causar ao se soltar de metros de altura devido ao uso de silicone errado?

escolher melhor silicone vidro

Silicone para vedação de vidros

Além de optar pelos silicones para colar vidros de qualidade reconhecida, é preciso observar o tipo de instalação antes de definir qual o melhor silicone para vidro. Abaixo listamos algumas qualidades dos tipos mais populares no mercado para você saber como escolher o melhor silicone para o vidro:

– Silicone estrutural

O silicone estrutural é indicado para instalações robustas, como as fachadas envidraçadas dos arranha céus. Como o próprio nome indica, esse tipo de silicone para vidro exerce funções estruturais, pois é composto por substâncias apropriadas para garantir a força necessária para tal. Os projetos mais imponentes utilizando vidros costumam exigir silicone estrutural em seu desenvolvimento.

– Silicone Acético

O selante de silicone acético para vidro é indicado para ambientes com alta umidade, pois é carregado de elasticidade e resistência. O silicone acético também é indicado para colar superfícies lisas como alumínio – além de vidros. Vale lembrar que esse tipo de silicone para vidro só pode ser utilizado em vidro comum, sendo contra indicado sua aplicação em outros tipos de vidros.

– Silicone neutro

O silicone neutro é versátil e também interage positivamente com o vidro. É indicado para realizar diferentes tipos de vedações, pois pode ser aplicado em vários tipos de materiais. É um tipo de silicone para vidro bastante requisitado no mercado devido ao seu leque de aplicações, entretanto, possui um tempo de cura de pelo menos três dias.

Independente do tipo de silicone escolhido, lembre-se bem: O silicone ideal para vidro não pode esfarelar, deve manter sua aparência sempre transparente – mesmo após horas de exposição ao sol -, precisa ser um material altamente flexível e garantir alta durabilidade. Para diminuir as chances de erro sobre como escolher o melhor silicone para o vidro, dê preferência por marcas reconhecidas no mercado para o barato não sair caro.