Home > Artigos > Como limpar vidros e espelhos

14.06.2022

Como limpar vidros e espelhos

A limpeza de vidros e espelhos pode ser uma tarefa simples se utilizarmos os insumos corretos. Para saber como limpar vidros e espelhos, recorra a produtos de limpeza específicos, panos que não soltem fiapos e a algumas técnicas simples – que serão demonstradas no decorrer desse texto. Seguindo essas regrinhas rapidamente você limpará seus espelhos e vidros sem manchas e trará de volta toda a estética e brilho exclusivo que os vidros e espelhos podem oferecer.

É muito importante saber como limpar vidros e espelhos de casas e outros ambientes, pois esta é uma tarefa que ficará cada vez mais corriqueira. Para entender esse raciocínio basta observarmos que o vidro está cada dia mais presente em nossas vidas, sendo aplicado em artigos de uso do cotidiano (como espelhos), objetos decorativos, indústria moveleira e automobilística, dentre outros segmentos.

Na arquitetura e construção, além de ser a melhor alternativa para compor portas e janelas, vidros e espelhos também são materiais habilitados para participar de divisórias, paredes, box de banheiro, escadas, tampos de mesa, etc. É preciso considerar ainda que esse material, após corretamente higienizado, oferece uma estética única difícil de se alcançar em outros materiais. Sendo assim, acompanhe esse artigo e entenda como limpar vidros e espelhos de maneira fácil e eficaz!

Limpeza fácil de espelhos e vidros

Geralmente, a limpeza do vidro pode ser realizada com água, sabão neutro e uma esponja ou pano macio para esfregar. É possível também realizar a limpeza do vidro ou espelho com álcool e um pano seco. Entretanto, algumas situações exigem produtos específicos, como vidros localizados próximo ao fogão – que podem acumular gordura; ou vidros do box do banheiro, que geralmente apresentam manchas resultantes de respingo de água.

Para esses casos pode ser necessário a utilização de desengordurantes ou até mesmo soluções especiais comercializadas em vidraçarias. Para enriquecer nosso artigo sobre como limpar vidros e espelhos, é válido destacar que produtos que contenham amoníaco, cloro ou água sanitária, saponáceos ou solventes fortes podem manchar o vidro ou espelho. Além disso, é aconselhável evitar água em abundância, pois isso pode dificultar a limpeza e até mesmo trazer manchas escuras nas bordas ou superfície do espelho.

Em caso de dúvidas sobre qual produto utilizar na limpeza de vidros e espelhos, é possível recorrer a lojas do segmento (como vidraçarias). O mercado oferece, por exemplo, produtos capazes de dificultar a aderência da água ao vidro, o que facilitaria as limpezas futuras ao diminuir a presença daquelas pequenas manchinhas no vidro – que geralmente são causadas após a evaporação de gotículas de água que estavam em sua superfície.

Espelhos com led

Dicas de como limpar vidro e espelho para não deixar manchado

De uma forma ou de outra, elaboramos esse artigo especial sobre como limpar vidros e espelhos. Abaixo deixaremos uma lista com dicas para limpar espelho e vidro que facilitarão a realização dessa tarefa:

– Separe os materiais para limpar vidro e espelho. Dentre os materiais indicados destacamos o uso de panos macios ou esponja para esfregar, sabão ou detergente neutro, produtos específicos (se for o caso de limpezas pesadas) e pano limpo para secar.

– Caso opte por esponjas, não utilize o lado abrasivo para esfregar o vidro. Apesar de realizar limpezas mais profundas, o lado abrasivo pode causar arranhões na superfície e prejudicar a estética do vidro ou espelho.

– Se for limpar vidros ou espelhos de áreas muito grandes, considere realizar a limpeza por etapas. Esse cenário torna o processo mais rápido, pois evita, por exemplo, que o produto aplicado para auxiliar na limpeza seque antes de ser retirado (o que traria mais manchas).

– Para facilitar ainda mais a limpeza do vidro ou espelho, sempre utilize pano limpo. Evite utilizar panos já usados, pois podem conter sujeiras ou partes engorduradas que dificultarão a limpeza do vidro ou espelho.

– Os panos de algodão são ótimos para auxiliar na limpeza, entretanto, esse tipo de pano costuma soltar fiapos, principalmente se for de qualidade ruim. Caso isso aconteça, opte por passar um papel toalha para finalizar a limpeza e retirar possíveis fiapos da superfície do vidro ou espelho

– Ainda falando sobre como limpar vidros e espelhos, caso possua, utilize panos de microfibra para esfregar e secar o vidro ou espelho. Esses modelos oferecem bom desempenho no momento de limpeza do vidro e não deixa resíduos (fiapos), como acontece com outros materiais.

– Os espelhos possuem uma camada de prata (responsável pela reflexão) que pode oxidar se entrar em contato com a água, causando manchas no espelho. Para diminuir essa ocorrência evite apontar jatos de água para o material.

– Para limpar tampo de vidro realize movimentos alternados nas duas superfícies – por exemplo, movimentos verticais de um lado, horizontais do outro. Essa técnica auxilia a evidenciar manchas no tampo da mesa, facilitando a limpeza.

Limpeza de fachadas de vidro

Algumas fachadas são fabricadas com vidros autolimpantes, o que diminui a frequência de limpeza das estruturas. Entretanto, quando necessário, a fachada de vidro precisa ser realizada por profissionais habilitados no ramo, que possuam equipamentos para realizar a limpeza das fachadas de vidro com total segurança. Esperamos que tenham entendido como limpar vidros e espelhos de maneira eficaz!