Home > Artigos > O que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado?

16.11.2021

O que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado?

A resistência do vidro laminado e temperado combinada com seus fatores de segurança característicos habilita ambos os modelos a participarem de envidraçamento de sacadas. Entretanto, para saber precisamente o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado, precisamos considerar outros fatores, como a região da edificação, possíveis pressões do vento na estrutura e quantidade de pavimentos existentes. Entenda, nesse texto, qual o melhor tipo de vidro para sacada e porque motivo.

O que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado?

Qual melhor vidro para sacada

O envidraçamento de sacadas está cada vez mais popular e acessível aos usuários. Isso acontece porque a estrutura é altamente funcional, apresenta estética singular e consegue amplificar as áreas úteis de uma edificação, por exemplo. Para garantir todas as vantagens do envidraçamento de sacadas, os vidros utilizados na estrutura devem oferecer resistência para suportar impactos mecânicos e às pressões do vento, garantindo assim segurança para todos os usuários.

 

A ABNT, através de suas normas regulamentadoras, determina que o melhor vidro para sacada é o vidro laminado ou o vidro temperado, dois modelos de vidro de segurança altamente resistente e que oferecem proteção até depois de estilhaçados. Mas, considerando as diferenças entre os dois modelos, o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado? Essa é uma dúvida pertinente e merecedora de atenção especial, porque, apesar de ambos modelos serem indicados, em algumas ocasiões é possível que o vidro laminado não é indicado.

 

Para entender o motivo precisamos estudar com paciência as diretrizes da ABNT NBR 16259, que contém os requisitos a serem considerados numa instalação de sacada envidraçada. É importante destacar que, apesar de a norma estabelecer que o temperado e o laminado são os vidros indicados para envidraçamento de sacadas, é preciso considerar a pressão média do vento, definida conforme a região do país. É preciso também ponderar o número de andares da edificação.

 

Isso é necessário porque a análise de todos esses dados determina a possível pressão que o vento pode exercer naquela região, permitindo assim definir o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado, além da espessura da placa e indicação de outros componentes, como o tipo de perfil, método de ancoragem da estrutura, técnica de instalação, etc. Algumas empresas, seja por negligência ou ignorância, optam deliberadamente pelo vidro laminado para fechamento de sacadas.

O-que-é-melhor-para-sacada-vidro-temperado-ou-laminado?

Fazem essa opção se apoiando nas propriedades do PVB, que, dentre outros, fica responsável por manter os pedaços de vidros na estrutura em casos de quebra e o vão intransponível até manutenção. Entretanto, essa não deve ser uma regra, pois em algumas regiões do país o vidro laminado não oferece resistência suficiente para suportar as pressões que o evento pode exercer; e nesses casos o vidro temperado para sacada pode ser a melhor alternativa.

 

Vamos partir para um exemplo concreto que nos auxiliará a entender o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado. Em algumas regiões do estado de São Paulo um prédio de 25 ou mais andares pode sofrer pressões de até 2.210 Pascais – unidade utilizada para medir pressão. Acontece que um vidro laminado 10mm é capaz de suportar 1100 Pascais, enquanto que um vidro temperado com as mesmas dimensões suporta até 3.000 Pascais.

 

Além disso, o vidro temperado pode receber película de segurança para manter os fragmentos presos a ela em casos de quebra, cenário semelhante ao que ocorre nos vidros laminados. Ainda existe a opção dos vidros multilaminados ou equipados com película estrutural, o que amplifica os fatores de resistência do modelo. Também é possível unir as principais características ao optar pelos vidros laminados de temperados.

 

Por isso é importante procurar os serviços de empresas qualificadas que sabem, precisamente, o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado; considerando todos os aspectos definidos pela ABNT NBR 16259. Profissionais especializados são capazes de projetar uma estrutura que atenda as normas e desejos dos clientes sem comprometer a estética e segurança da estrutura, pois é preciso ainda considerar todo o peso que o envidraçamento de sacadas exercerá na estrutura do prédio.

 

Para finalizar nosso artigo sobre o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado, saiba que a projeção desse tipo de estrutura é um trabalho delicado e deve ser realizado por profissionais rigorosos. Considere que a aplicação ficará responsável pela segurança de muitas pessoas – usuários ou não – e por isso deve ser especificada com o máximo de responsabilidade.

FAQ – Perguntas e Respostas

O que é mais caro, vidro laminado ou temperado?

Geralmente, o vidro laminado é mais caro que o temperado. Isso acontece devido à versatilidade que o modelo oferece e capacidade de participar de inúmeras aplicações envidraçadas. Porém, esse cenário pode ser diferente em algumas regiões do país.

Qual a diferença de vidro laminado e temperado?

O vidro laminado possui uma película intermediária que traz resistência e flexibilidade ao modelo, ficando responsável por manter os pedaços de vidros suspensos a si em casos de quebra. O vidro temperado é mais resistente a impactos e, ao se quebrar, oferece pequenos pedaços de vidros incapazes de provocar acidentes sérios.

 

 

 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.