Home > Artigos > Para que serve vidro temperado?

12.08.2021

Para que serve vidro temperado?

O vidro temperado é alternativa para trazer mais resistência e segurança às aplicações envidraçadas. Isso acontece porque esse tipo de vidro é em média cinco vezes mais resistente que o vidro comum; sua rigidez elevada abrange torções, choques térmicos e mecânicos e os vidros temperados oferecem proteção até depois de estilhaçado – não por acaso esse modelo é classificado como vidro de segurança pela ABNT. Acompanhe esse texto e saiba para que serve vidro temperado e as diferenças entre o vidro comum, temperado e laminado.

Vidro temperado

Para saber para que serve vidro temperado é preciso entender as principais características desse tipo de vidro. Como já comentado, os vidros temperados são reconhecidamente mais resistentes que o vidro comum da mesma espessura. Seu processo de fabricação atribui características singulares relacionadas à resistência e proteção dos usuários, permitindo que o vidro temperado figure na lista de vidros de segurança definida pela ABNT.

Apenas para registro, os vidros de segurança são reconhecidos por proteger os usuários até mesmo em ocorrências de quebra. Nesse caso, quando os vidros temperados quebram se partem em pequenos pedaços não pontiagudos que oferecem baixo risco de acidentes aos usuários. Entretanto, é importante lembrar que esse modelo é difícil de estilhaçar e, como já comentado, apresenta ótimo desempenho para choques mecânicos e térmicos.

Qual a principal vantagem do vidro temperado

A principal vantagem do vidro temperado é, com certeza, sua rigidez que agrega alta resistência a impactos. Além disso, esse é um modelo de vidro que suporta grandes variações de temperatura e é mais resistente a torção, flambagem e flexão. Vale reforçar que, apesar de menor probabilidade de quebra, nas raras ocorrências os vidros temperados se estilhaçam em pequenos fragmentos de baixo risco cortante.

Outra vantagem do modelo consiste na possibilidade de receber laminação (vidro laminado de temperados). Nessa configuração o usuário aproveita as duas principais qualidades dos vidros de segurança mais populares (veja mais abaixo), agregando proteção, resistência e durabilidade aos ambientes. Essas qualidades habilitam o modelo a participar de inúmeras aplicações e auxiliam a compreender para que serve vidro temperado.

O que pode ser feito com vidro temperado?

Ainda falando sobre para que serve vidro temperado, esse modelo pode ser alternativa para diversas aplicações envidraçadas, sendo muito utilizado, por exemplo, em estruturas autoportantes – que não exigem o uso de caixilhos. Os vidros temperados também são muito indicados para compor:

– Portas e janelas

– Tampos de mesa

– Box de banheiro

– Envidraçamento projetantes

– Fachadas verticais

Vale lembrar que, apesar de mais resistente e mesmo sendo considerado vidro de segurança, os vidros temperados (isoladamente) não podem ser aplicados em qualquer estrutura, como é o caso de coberturas, guarda-corpo de vidro, fachadas inclinadas, dentre outros – para utilizar placas temperadas nesse tipo de aplicação seria preciso recorrer aos modelos laminados de temperados. O texto que define onde utilizar vidro temperado – e outros tipos de vidro – é a norma NBR ABNT 7199 – Vidros na construção civil.

As diferenças entre o vidro comum, temperado e laminado.

Saber o que pode ser feito e para que serve vidro temperado é de suma importância para a projeção de envidraçamentos seguros e dentro das diretrizes da ABNT. Lembre-se, para cada aplicação existe um tipo de vidro certo e por isso é aconselhável buscar por serviços especializados no assunto e que se comprometam em manter todo o projeto dentro das normas regulamentadoras. Abaixo falaremos sobre as diferenças entre o vidro comum, temperado e laminado, três modelos populares no mercado.

– Vidro comum

O vidro comum – também conhecido como vidro float – é a base de tudo. Fabricado através do super aquecimento de sílica, sódio, cálcio e outros insumos, os vidros comuns são aplicados em diversas estruturas (como portas e janelas). Ao se quebrar esse modelo oferece pedaços pontiagudos de vidro capazes de fazer ferimentos graves. Geralmente, o vidro comum é transparente, liso e impermeável, porém pode receber beneficiamentos e ganhar texturas e cores.

– Vidro laminado

O vidro laminado é fabricado através da junção de duas ou mais placas de vidro comum unidas através de uma película de PVB ou EVA. Essa configuração agrega resistência e qualidades de proteção ao vidro, pois além da placa ficar mais rígida, a película interlayer fica responsável por manter os pedaços de vidro suspensos – e o vão instransponível – até a manutenção da estrutura. Esse é um dos motivos, por exemplo, que o vidro laminado é indicado para coberturas, guarda corpos, etc.

– Vidros temperados

Resumidamente, a fabricação do vidro temperado consiste em aquecer o vidro comum e resfriar rapidamente sua superfície (com suas moléculas ainda quentes e expandidas). Esse cenário mantém o interior da placa de vidro tensionada, de modo que, ao se quebrar, essa tensão é liberada, resultando em pequenos pedaços de vidro com pouco poder de causar ferimentos. Esse é o motivo pelo qual os vidros temperados não pode ser cortado ou furado, por exemplo.

Para que serve vidro temperado?

Se ainda restou alguma dúvida sobre para que serve vidro temperado, acesse outros conteúdos relacionados em nosso portal e mantenha-se por dentro de tudo que acontece no universo da arquitetura com vidros.

Tem como saber se um vidro e temperado ou não?

A maneira de saber se o vidro está temperado, só pode ser vista após a quebra da placa de vidro. Como todos sabemos, o vidro temperado se estilhaça em pequenos pedaços sem muita força de corte, enquanto o vidro comum se estilhaça em pedaços grandes e pontiagudos, o que pode causar ferimentos graves.

Por que o vidro temperado é tão resistente?

Devido ao processo de beneficiamento, a resistência do vidro temperado pode ser até cinco vezes maior que a do vidro comum. Classificados como vidros de segurança, eles se quebram em fragmentos pequenos, reduzindo assim a possibilidade de ferimentos em um acidente.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.