Home > Artigos > Por que o vidro temperado quebra sozinho?

20.12.2022

Por que o vidro temperado quebra sozinho?

O tipo mais comum de vidro de “segurança” é o vidro temperado, que é feito aquecendo painéis de vidro pré-cortados a cerca de 650 °C, resfriando-os rapidamente por meio de um processo chamado ‘têmpera.’ Ao resfriar as superfícies externas do painel mais rapidamente do que o centro, a têmpera coloca as superfícies e bordas do vidro em compressão e o centro do vidro em tensão.

Apesar se ser considerado um vidro de segurança, com um aumento nos incidentes de quebra espontânea de vidro, a indústria de vidraçaria está procurando novas maneiras de tornar as montagens mais seguras.

Além de tornar o vidro temperado quatro a cinco vezes mais forte do que o vidro recozido convencional, o reaquecimento e a têmpera rápida alteram drasticamente as características de quebra do vidro. Consequentemente, quando o vidro temperado é quebrado, ele se estilhaça em milhares de pedrinhas – isso praticamente elimina o perigo de lesões humanas causadas por bordas afiadas e estilhaços voadores.

Por que o vidro temperado quebra sozinho?

O vidro temperado é mais durável do que o vidro comum, mas não é inquebrável. Existem várias razões pelas quais o vidro temperado estilhaça e, quando isso acontece, não significa necessariamente que seja de baixa qualidade.

No entanto, o material de vidro temperado de alta qualidade permanece mais durável do que os de baixa qualidade. Dito isso, veremos a seguir as principais causas pelas quais o vidro temperado quebra.

Causas principais

– Quebra de borda

A quebra espontânea pode ocorrer quando a borda já foi danificada. Isso pode acontecer quando for cortado em painéis menores, entregue ou instalado no local. À medida que os anos passam e as diferentes temperaturas e elementos fazem com que o vidro se expanda ou contraia, o estresse fará com que o vidro estilhace.

Embora isso possa acontecer repentinamente, a causa raiz geralmente são os pequenos danos nas bordas do vidro.

– Problema na moldura do vidro

A quebra relacionada à armação ou moldura (se possuir) também é normal e geralmente é a face da quebra espontânea. O vidro se expandirá e se contrairá e, se não houver espaço dentro da moldura, a tensão fará com que o vidro se estilhace.

vidro temperado laminado

– Borda de baixa qualidade

Existem muitas causas possíveis para a quebra espontânea do vidro temperado. O mais comum é o dano nas bordas do vidro ao ser pré-cortado em painéis, ou cortes ou lascas nas bordas que ocorrem quando o vidro está sendo embalado, enviado ou instalado no local.

Embora esses danos possam não ser facilmente aparentes, as concentrações de tensão em torno dessas imperfeições podem ocorrer à medida que o vidro se expande e contrai em resposta a mudanças de temperatura em serviço, carga de vento, movimento do edifício e outros fatores ambientais. Em última análise, quando essas tensões fazem com que o vidro quebre, a ação pode parecer espontânea quando, na verdade, as circunstâncias do fracasso foram estabelecidas meses ou mesmo anos antes.

– Tensão interna de sulfeto de níquel

Pedras de sulfeto de níquel podem ser formadas durante o processo de fabricação e manuseio do vidro temperado. Essas pedras vêm do uso de máquinas de aço inoxidável.

As pedras geralmente mudam de estrutura com o passar do tempo e isso causa estresse interno que supera a resistência do vidro temperado. Quando chegar a hora, o vidro vai quebrar lentamente.

Vidro temperado com defeito

O vidro temperado com defeito são produtos que muitas vezes já apresentam danos. Rachaduras e arranhões pré-existentes geralmente podem diminuir a resistência do vidro temperado.

– Impacto extremo

Embora os vidros temperados não quebrem facilmente. O impacto pode quebrá-lo. Por exemplo, um protetor de tela temperado pode lidar com quedas baixas. Mas soltá-lo de uma altura maior e com mais força tende a criar rachaduras e arranhões.

– Estresse térmico

Outra causa potencial de quebra espontânea do vidro é o estresse térmico. As tensões induzidas termicamente no vidro são causadas por uma diferença positiva de temperatura entre o centro e a borda do vidro, o que significa que o primeiro é mais quente que o segundo. A expansão do centro de vidro aquecido resulta em tensão de tração na borda do vidro. Se a tensão induzida termicamente exceder a resistência da borda do vidro, ocorrerá a quebra.

Venha conhecer mais sobre vidros temperados com a ArchGlass Brasil

Tendo em vista as recomendações descritas neste artigo, fica claro que o vidro temperado é uma boa opção, mas necessita de cuidados e investimentos para ser mais duradouro e evitar quebras.

Caso precise de mais informações, contate a ArchGlass Brasil, empresa que oferece todo o conhecimento e experiência para te ajudar no que precisar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).