Carregado de versatilidade, o vidro deixou de ser considerado um material frágil e oferece muitas possibilidades de uso na arquitetura. A aplicação do vidro na projeção de edificações e outras aplicações da construção civil garante vantagens difíceis de serem alcançadas com outros materiais. Com o uso do vidro na arquitetura os profissionais conseguem harmonizar características estéticas, econômicas, funcionais, sustentáveis e de proteção para todos os clientes.
Isso acontece porque o mercado oferece vários tipos de vidros, com tecnologias e benefícios distintos! Como destaque, lembramos que o vidro é um material possível de ser reciclado inúmeras vezes e pode ser aplicado para suprir necessidades relacionadas ao melhor aproveitamento da luz natural, integração de ambientes e amplitude visual, conforto térmico, alívio acústico, etc. Além desses benefícios, a estética singular e a possibilidade de criação de destaques visuais imponentes promovem valorização do imóvel em casos de venda.
No artigo de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de vidro aplicados na construção civil, vantagens do vidro na arquitetura e sobre a importância de contar com equipes especializadas em arquitetura com vidros para extrair o máximo de benefícios e vantagens que os vidros podem oferecer. Vale destacar que a aplicação do vidro na construção civil é regulamentada pela ABNT, mais um motivo pelo qual devemos procurar profissionais habilitados no assunto
O uso do vidro na arquitetura
A tecnologia atual permite que o vidro seja aplicado em estruturas antes inimagináveis. Você sabia que além de participar de fechamento de janelas, portas e outros vãos, o vidro também pode ser utilizado como elemento estrutural – como pisos, paredes, tijolos e até vigas? Na China, por exemplo, é comum encontrar pontes e passarelas turísticas que contam com o vidro no papel principal para oferecer uma experiência única aos visitantes!
Com resistência elevada e fatores de segurança, as aplicações do vidro na arquitetura estão cada vez mais requisitadas. Isso acontece devido às inúmeras vantagens que o elemento oferece às estruturas, como estética singular, facilidade de limpeza, possibilidade de atribuir beneficiamentos distintos, dentre outros. Conheça abaixo um pouco sobre os principais vidros utilizados na arquitetura:
– Vidro laminado: Os vidros laminados são populares na construção civil! Com configuração distinta, esse modelo de vidro agrega fatores de resistência às estruturas e proteção aos clientes. Não por acaso são classificados como vidros de segurança. Fabricado a partir de duas lâminas de vidro unidas por uma película de alta aderência e calor, o vidro laminado pode ser aplicado em praticamente todos os tipos de estruturas envidraçadas, sempre considerando as normas regulamentadoras.
– Vidro temperado: Outro tipo popular de vidro na arquitetura, os vidros temperados também são classificados como vidros de segurança devido às suas singularidades. Graças ao seu método de fabricação, os vidros temperados concentram tensões moleculares e, por esse motivo, se torna em média 05 vezes mais resistente que um vidro comum com as mesmas dimensões. Com raras ressalvas, o vidro temperado é indicado para trazer resistência, durabilidade e proteção para as estruturas.
– Vidro duplo: Também chamado de vidro insulado, trata-se de uma estrutura que aceita a utilização de duas ou mais placas de vidros no mesmo conjunto. Esse cenário amplifica as vantagens que uma aplicação com vidro duplo (tipo porta ou janela) pode trazer, pois é possível combinar tecnologias do vidro para proporcionar mais conforto aos clientes. Como destaque, lembramos que os vidros insulados são ótimas alternativas para proporcionar alívio térmico e acústico aos locais, pois dificultam a troca de calor e sons entre o ambiente externo e interno das edificações.
Vidro colorido: Ainda falando sobre o uso do vidro na arquitetura, os vidros coloridos conseguem transformar por completo a decoração de um local e por esse motivo são requeridos com frequência. Com diversos modelos à disposição no mercado, destacamos os vidros serigrafados, vidros pintados a frio, vidros coloridos na massa e os vidros laminados com PVB colorido, modelos de vidros coloridos com pequenas diferenças na fabricação e no resultado final. Vale a pena conferir!
São muitas as possibilidades de aplicação de vidro na arquitetura, considerando que o material pode ganhar beneficiamentos diversos e dar origem à modelos especiais, como por exemplo:
– Vidro de controle solar
– Vidro refletivo
– Vidro anti reflexo
– Vidro autolimpante
– Vidros estruturais
– Vidro polarizado
– Vidros acústicos
– Dentre outros
Nesse momento lembramos que para cada uso existe um tipo de vidro indicado, e nada melhor que um profissional habilitado para definir qual o melhor modelo de vidro utilizar em determinado projeto. Considere que para essa definição será preciso realizar um estudo detalhado do projeto para adequar às necessidades do cliente e às normas e diretrizes da ABNT, caso contrário a estrutura não trará benefícios esperados e pode colocar em risco a integridade dos usuários. Por isso é de extrema importância contratar empresas especializadas em vidro na arquitetura!
Veja também nosso guia sobre vidro refletivo.
Saiba mais sobre vidros decorados.