Home > Arquitetura do Vidro > Vidros Decorados

21.11.2019

Vidros Decorados

Vidros decorados

A indústria vidreira oferece diversos modelos de vidros decorados para personalizar os ambientes. Os vidros serigrafados (coloridos) e os texturizados – como o vidro impresso (fantasia), vidro jateado e acidato – são alguns dos exemplos de vidros decorativos mais populares disponíveis no mercado.

Vale lembrar que é possível adquirir vidros decorados em diversos tamanhos, formatos e cores distintas. Esse cenário abre um leque gigantesco para a utilização do vidro decorado, tendo em vista que a liberdade de escolha entre os vários modelos, tipos, cores e tamanhos amplifica as formas de aplicações.

Estruturas que usam o Vidro Decorado

Não por acaso o vidro decorativo passou a compor estruturas tradicionais, como:

– Janelas e portas de vidro;

– Biombos;

– Peles de vidro (revestimento de parede em vidro);

– Fachadas em vidro;

– Box de banheiro;

– Guarda-Corpos;

– Divisórias de vidro;

– Portas de armários e prateleiras;

– Vitrines;

– Tampos de mesa e balcões;

Devemos considerar que o vidro é um elemento altamente versátil e essa característica o habilita a participar da decoração de todos os ambientes da sua casa. Além de personalizar seu espaço, decorar com vidro agrega funcionalidade e proporciona um toque a mais de inovação e modernidade para o seu lar.

Vidros na decoração

A decoração com vidros é uma alternativa cada vez mais experimentada pelos decoradores e arquitetos arrojados. De vidros decorados para cozinha às fachadas imponentes, os vidros decorativos conseguem imprimir a sua arte e destacar todos os detalhes. Veja abaixo alguns dos principais modelos de vidro para decoração.

Vidro serigrafado

O vidro serigrafado talvez seja o mais popular dos vidros decorados. Sua popularidade é tanta que, corriqueiramente, o modelo é citado para indicar toda a categoria de vidros coloridos. Vidros decorativos serigrafados podem receber diversos detalhes, como desenhos e cores especiais. No caso dos desenhos, por exemplo, a imagem é gravada em um molde (tela) antes de ser pintada com esmalte cerâmico na folha de vidro, em uma técnica semelhante ao processo de revelação de fotos.

Após receber todos os detalhes desejados, os vidros decorados com serigrafia são encaminhados para fornos com altas temperaturas a fim de que o esmalte fixe na placa de vidro. Esse processo faz com que o vidro serigrafado ganhe resistência elevada, pois passa a ser vidro temperado.

Vale lembrar que é possível adquirir vidro serigrafado a frio. Nesse modelo a placa de vidro não é submetida às temperaturas elevadas após a pintura. O processo de serigrafia a frio consiste na aplicação de uma camada de tinta por toda a placa de vidro e a secagem da tintura acontece de maneira natural.

Vidros Texturizados

O vidro com textura é frequentemente requisitado pelos setores de arquitetura, decoração e indústria moveleira. Os vidros decorados texturizados apresentam um efeito estético único com particularidades distintas. Veja as principais opções disponíveis no mercado.

– Vidro impresso (vidro fantasia)

O vidro impresso ganha textura ainda no forno, através de cilindros especiais. Durante sua produção, é submetido a rolos com relevos (texturas) que marcam a placa de vidro. Cabe ressaltar que a textura não impede a passagem de luz, tornando o vidro impresso uma ótima alternativa para compor a decoração de ambientes íntimos e iluminados.

A indústria do vidro disponibiliza vidro impresso em diversas cores, tamanhos e espessuras diferentes. No Brasil, os modelos de vidros fantasia mais populares são:

– Vidro pontilhado;

– Vidro canelado;

– Vidro mini-boreal

Lembramos que é possível encontrar outros modelos de impressões (relevos), bem como, vidro fantasia com beneficiamentos – como vidro fantasia temperado ou com borda bisotê, por exemplo.

– Vidro jateado

Os vidros jateados também são populares. O efeito opaco resultante do jateamento do vidro habilita este modelo a participar da decoração de projetos privativos, como banheiros e quartos. Mas vale lembrar que, apesar de opaco, o vidro jateado permite a passagem de luz, garantindo a junção de estética e funcionalidade.

Com um pouco de criatividade é possível combinar desenhos, cores, formas e relevos, formando vidros decorados capazes de agradar até o mais exigente dos usuários.

– Vidro acidado

Uma ‘evolução’ do vidro jateado, o vidro acidado também é opaco, entretanto, distingue-se do vidro jateado em sua textura, que é uniformizada; sua aparência assemelha-se às superfícies aveludadas. Outra característica singular desse modelo está no fato de não manchar no toque das mãos e evitar o acúmulo de sujeira – devido ao ácido utilizado na sua produção.

O vidro acidado é um vidro decorado ideal para compor a decoração do lar, bem como, de ambientes que exigem assepsia constante, como clínicas, hospitais, laboratórios, hotéis, cozinhas, banheiro, etc. Aqui também convém lembrar que a aparência fosca não inibe a entrada de luz no ambiente. Tal como os vidros tradicionais, os vidros decorados são capazes de mudar a aparência de qualquer ambiente, seja ele residencial ou empresarial. Todos esses modelos acima citados influenciam positivamente para que sua decoração se destaque pela inovação, funcionalidade e sofisticação.

Veja + Arquitetura do Vidro

23.07.2020

Envidraçamento de Sacada

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

11.06.2020

Escada de vidro