Home > Artigos > Qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado?

25.11.2021

Qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado?

Falando de maneira técnica e funcional, não é possível identificar qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado. Isso acontece porque o vidro blindex é um vidro temperado igual aos outros exemplares comercializados no mercado, inclusive, produzido pelo mesmo fabricante, ou seja, a Cebrace, maior produto de vidro da América Latina e um dos maiores fabricantes do mundo, responsável por abastecer o mercado vidreiro nacional.

Mas então porque motivo o modelo é referido com nomes diferentes? Qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado? Isso acontece devido à nossa cultura. Considere que a marca Blindex® é pioneira no mercado e se destacou por comercializar produtos de qualidade, e como costume acabamos associando um produto de destaque ao nome da marca – do mesmo modo como acontece com cotonete (hastes de algodão), xerox (fotocópia), bombril (palha de aço), etc.

 

Sendo assim, reforçamos: não existe diferença entre o vidro blindex e o vidro temperado, a não ser a marca registrada Blindex® identificando o modelo da referida empresa. Ambos os modelos são produzidos pela mesma fabricante – Cebrace – e possuem as mesmas qualidades funcionais, de resistência e proteção aos usuários.  Continue acompanhando esse artigo e entenda detalhadamente as características dos dois modelos para perceber se existe e qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado.

Características do vidro temperado

O vidro temperado é classificado como vidro de segurança pelas normas regulamentadoras. Recebe essa classificação devido às suas características singulares que oferecem proteção e segurança elevada aos usuários – até mesmo depois de quebrado. Por esse motivo o vidro temperado é popular e escolhido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para participar de diversas estruturas envidraçadas.

 

As características de proteção do vidro temperado estão presentes devido ao processo de fabricação do produto. Os vidros temperados são o resultado da submissão do vidro comum ao procedimento de têmpera – quando o vidro é encaminhado à fornos com temperaturas exorbitantes e, na sequência, recebe um jato frio em sua superfície. Essa técnica agrega resistência ao vidro, pois cria-se uma tensão na placa de vidro ao tentar impedir a expansão molecular (devido ao calor) com o enrijecimento da superfície do vidro (devido ao jato frio).

 

Na tentativa de demonstrar qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado, pra se ter uma ideia os vidros temperados oferecem resistência, em média, cinco vezes maior que a resistência de um vidro comum com dimensões idênticas. Além disso, seus fatores de resistência abrange choques mecânico, alterações térmicas, torção e flexão; e em casos de impactos exorbitantes seguidos de quebra da chapa, o vidro temperado se fragmenta de maneira segura, em pequenos pedaços de poder de corte praticamente zero, anulando as chances de acidentes sérios.

 

Essas características habilitam o modelo a participar de projetos que exigem o máximo de resistência a impactos variados, como:

 

– box de vidro,

 

– muros e divisórias,

 

– portas, janelas,

 

– vitrines,

 

– fachadas,

 

– envidraçamento de sacadas,

 

Ainda comentando sobre qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado, vale reforçar que a ABNT estabelece diretrizes para o uso do vidro temperado nas diversas aplicações possíveis, sendo de suma importância que o profissional responsável pelo projeto mantenha a obra dentro das normas regulamentadoras para garantir, assim, todos os benefícios que o vidro temperado poderia oferecer – como estética, resistência e segurança para todos.

O que é vidro blindex?

O vidro blindex é um vidro temperado tradicional que possui a marca Blindex® registrada no vidro. Como já comentamos, a empresa Blindex® é tradicional no segmento e comercializa vidros temperados. Por ser pioneira e trabalhar com produtos de qualidade, a marca blindex se tornou referência quando o assunto é vidros temperados. Porém, precisamos destacar também que os exemplares vendidos pela empresa são fabricados pelos mesmos produtores dos exemplares vendidos pelo restante do mercado vidreiro nacional.

 

Para auxiliar no entendimento sobre qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado, dentre os modelos oferecidos pela Blindex® é possível encontrar placas de vidro temperado de 06mm, 08mm e 10mm, em cores variadas (incolor, verde, bronze e cinza) e em 05 tecnologias diferentes:

 

– Vidro temperado tradicional

 

– Vidro impresso temperado

 

– Vidro serigrafado temperado

 

– Vidro Refletivo temperado

 

– Vidro Blindex + segurança

 

O vidro Blindex + segurança se diferencia por possuir uma película de segurança para impedir que o vidro espalhe seus fragmentos pelo ambiente. A empresa afirma que quando aplicada nas duas superfícies a película agrega funções contra vandalismo e garante que todos os exemplares comercializados atendem as normas da ABNT em suas diversas diretrizes regulamentadoras.

 

Para finalizar nosso artigo sobre qual a diferença entre o vidro blindex e o temperado, a escolha por um outro modelo dependerá de outros fatores, como valor do produto, mão de obra qualificada e assistência pós venda, considerando que não existem diferenças técnicas entre os dois modelos citados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.