Home > Artigos > Qual a resistência de um blindex?

02.12.2021

Qual a resistência de um blindex?

A resistência de um blindex é igual à de um vidro temperado tradicional, ou seja, em média 05x mais resistente que um vidro comum da mesma espessura. Se representarmos qual a resistência de um blindex através de números, o modelo sustenta variações térmicas de 227° C e possui tensão admissível de flexão: s=120 Mpa. Além disso, o vidro temperado oferece resistência efetiva de 1.400 Kgf/cm² (140 MPa) – enquanto um vidro comum oferece 400 Kgf/cm².

A indústria produz peças de até 2,5m x 4,3m, com espessuras variando entre 04mm, 05mm, 06mm, 08mm, 10mm, 12mm, 15mm e 19mm. Para auxiliar a entender qual a resistência de um blindex, destacamos que, quanto maior a espessura do vidro, mais resistente a placa será e vice versa. Lembramos ainda que o Blindex® é uma marca registrada que comercializa diversos tipos de vidros temperados, como o vidro refletivo temperado, vidro impresso temperado, dentre outros.

Porém (e tecnicamente falando), a única diferença de um blindex para a maioria dos outros exemplares de vidros temperados comercializados no Brasil consiste na marca da empresa registrada na chapa do vidro, pois todos são fabricados pela mesma produtora, ou seja, pela Cebrace. Entretanto, na hora de escolher, considere também outros fatores, como assistência técnica e pós venda, consultoria especializada, mão de obra qualificada, reputação da empresa, etc. Fique com a gente e entenda mais sobre qual a resistência de um blindex temperado.

Qual a diferença de vidro laminado e temperado

Vidro temperado – o que é?

O vidro temperado é classificado pelas normas regulamentadoras como um dos vidros de segurança. Recebe essa alcunha por ser um vidro extremamente resistente e se fragmentar de maneira segura aos usuários, pois diferentemente do vidro comum, o temperado se estilhaça em pequenos pedaços de baixo poder de corte, dificultando a ocorrência de ferimentos nos raros episódios de quebra.

Entender as características do vidro temperado é essencial para compreender qual a resistência de um blindex, pois como já comentamos, trata-se do mesmo tipo de vidro. Além disso, é de suma importância que as estruturas envidraçadas com vidro temperado sejam cirurgicamente especificadas, tendo em vista que o temperado é um tipo de vidro que não pode ser cortado, furado ou moldado; qualquer intervenção nesse sentido deve acontecer antes da transformação do vidro comum em vidro temperado.

Vidro temperado – como é feito?

Outro fator que auxilia na compreensão sobre qual a resistência de um blindex consiste em entender o processo de fabricação do vidro temperado – técnica que agrega a resistência elevada e características de proteção ao modelo. O vidro temperado é fabricado a partir da submissão do vidro comum à técnica da têmpera, um procedimento que aquece a placa de vidro e a resfria rapidamente.

O aquecimento da placa de vidro acontece em temperatura controladas de aproximadamente 700°C. O calor expande as moléculas do interior do vidro e traz tensão devido a compressão da matéria. Na sequência, com as moléculas aquecidas e expandidas, a chapa de vidro é resfriada rapidamente com jatos de ar frio de alta pressão em locais estratégicos, cenário que traz tensão à placa de vidro.

Isso acontece porque o resfriamento da superfície do vidro solidifica as paredes da placa e cria um obstáculo para a expansão molecular do interior do vidro (que ainda acontece), o que acumula tensão na chapa de vidro. Depois de resfriada por completo, essa tensão acumulada entra em harmonia com a compressão e garante a resistência atípica do vidro temperado, explicando também qual a resistência de um blindex.

Quando usar vidro laminado

Vale lembrar que é essa tensão acumulada fica responsável por outra vantagem dos vidros temperados. Ao ser submetido à impactos fortes o suficiente para criar um stress que interaja com esses pontos de tensão acumulada, essa tensão é totalmente liberada de uma forma que faz com que o vidro se fragmente em pequenos pedaços de baixo poder de corte. Esse é o motivo pelo qual os vidros temperados não podem sofrer modificações.

Sendo assim, entregue seus projetos de arquitetura com vidros nas mãos de equipes especializadas no assunto, que saibam qual a resistência de um blindex e as características e vantagens de todos os outros modelos, pois dessa forma poderão oferecer a melhor alternativa para as suas necessidades. Reforçamos ainda que o uso do vidro temperado (blindex ou não) é regulamentado pelas normas da ABNT.

Fique atento, pois a adequação da obra às normas da ABNT, além de evitar imbróglios jurídicos, garante a segurança de todos os usuários e o máximo aproveitamento dos benefícios que o vidro pode oferecer. Fuja de propostas ilusórias e certifique-se de que a equipe responsável pelo seu projeto está de fato utilizando vidro temperados. Esperamos que tenha compreendido qual a resistência de um blindex!

FAQ – Perguntas e respostas

– Qual resistência de um vidro temperado?

O vidro temperado é em média 05x mais resistente que um vidro comum. Em números, o vidro temperado apresenta resistência a variação de temperatura de até 227° C, tensão admissível de flexão: s=120 Mpa e resistência efetiva de 1.400 Kgf/cm² (140 MPa).