Home > Artigos > Qual o melhor vidro para fechamento de varanda?

25.03.2021

Qual o melhor vidro para fechamento de varanda?

Segundo consta na NBR 16259, que versa sobre os requisitos necessários e métodos de ensaios para sistemas de envidraçamento de sacadas, o fechamento de varanda deve ser realizado com painéis de vidro de segurança temperado ou laminado, pois ambos os modelos oferecem resistência elevada e se quebram de maneira segura ao usuário. Entretanto, o vidro temperado é a melhor opção, como ficará demonstrado no decorrer deste texto.

Vidro para fechamento de varanda

Para definir o melhor vidro para fechamento de varanda, é necessário ponderar que a norma 16259 faz ressalvas referentes aos valores de pressão do vento que os vidros do fechamento da sacada deverão suportar – conforme cada região do país. Os profissionais tem acesso à uma tabela com detalhes de pressão do vento de cada região do Brasil; e precisam considerar ainda a quantidade de andares do prédio.

A partir do cruzamento desses dados calcula-se a possível força que o vento exercerá sobre a sacada de vidro e, ato seguinte, é possível definir o tipo de vidro a ser utilizado, a espessura, tipo de perfil, ancoragem de todo o sistema à estrutura, etc. Trata-se de um trabalho sério que deve ser realizado por empresas rigorosas, pois a estrutura ficará responsável pela segurança de muitos usuários depois de instalada.

Analisando esse cenário, em algumas regiões do Brasil – como em São Paulo – o vidro laminado nem sempre será o melhor vidro para fechamento de varanda, pois em alguns casos não atenderá aos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas 16.259 da ABNT. Quer um exemplo? Nos locais situados nas regiões 3 e 4 da tabela, considerando um prédio com 25 andares, em média, a pressão que o vento exercerá sobre sua estrutura pode chegar a 2210 Pascais (unidade de pressão).

Conforme demonstra os estudos, uma placa de vidro temperado de 10mm de espessura é capaz de suportar pressões de vento maiores que 3000 pascais, o que atenderia aos requisitos das normas para o caso demonstrado acima. Da mesma forma, um vidro laminado de 10mm (duas placas de 05m) consegue suportar até 1100 Pascais, ou seja, um valor menor do que o exigido, não atendendo dessa forma as normas da ABNT.

Considerando esse fato, apesar de ambos os vidros (laminado e temperado) serem indicados para compor o fechamento das sacadas e a escolha por um ou outro modelo variar conforme a região e quantidade de pavimentos da edificação, o vidro temperado se torna o melhor vidro para fechamento de varanda na maioria das vezes, tendo em vista que oferecerá maior resistência para suportar até as elevadas ondas de pressão do vento.

Por isso é importante procurar os serviços de empresas sérias do segmento, que priorizam a segurança acima de qualquer interesse comercial. Muitas empresas se apoiam no fato de a norma indicar o vidro laminado para fechamento de sacadas sem considerar os índices de pressão do vento que a sacada de vidro terá que suportar, colocando em risco a integridade física dos usuários e trazendo prejuízos financeiros aos clientes ao optarem pelo vidro laminado em aplicações onde ele não atenderia aos requisitos das normas.

Lembramos que, para definir qual o melhor vidro para fechamento de varanda, as empresas contratadas precisam considerar ainda:

– O peso que toda a estrutura exercerá sobre a edificação;

– A carga extra que ocorrerá quando o sistema for aberto

– Cargas adicionais possíveis, como mobiliários;

Isso acontece porque, dependendo do vidro a ser utilizado, maior terá que ser sua espessura, o que interferiria no peso final da estrutura. Esse cálculo deve ser realizado para todas as unidades que realizarão o fechamento de varanda a fim de definir a carga extra completa que a edificação terá que suportar.

Qual o melhor vidro para fechamento de varanda

Qual a espessura de vidro para sacada?

Conforme comentamos, a espessura de vidro para sacada será definida após os diversos cálculos que serão realizados pelos profissionais. Em casos típicos, essa espessura varia entre 08mm e 10mm, mas lembramos que isso não é uma regra e que a espessura adequada será revelada após estudos detalhados.

Vidro temperado para sacada

Veja abaixo algumas das vantagens do vidro temperado para sacada:

– Este modelo é submetido a um tratamento térmico que amplifica suas qualidades de proteção e resistência mecânica contra choques frontais;

– O processo de têmpera torna o vidro temperado em até 05 vezes mais resistente que o vidro comum;

– Nos raros casos de estilhaçamento, o vidro temperado se parte em pequenos pedaços incapazes de provocar grandes ferimentos aos usuários.

– O vidro temperado pode ser utilizado com laminação (vidro laminado de temperados). Esse modelo amplifica a oferta de resistência e proteção ao fechamento de sacada.

– Os cálculos e medidas para fechamento de varanda com vidro temperado devem ser realizados de maneira cirúrgica. Isso acontece porque os vidros temperados não aceitam a realização de cortes ou furos depois do processo de têmpera (antes, sim);

– Os vidros temperados também são os vidros indicados para fechamento de varandas em diversos países da Europa, China e América Latina.

Se ainda restou alguma duvida sobre o melhor vidro para fechamento de varanda, contate nossa equipe! Teremos o maior prazer em lhe auxiliar.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.