Home > Artigos > Quanto custa uma esquadria de alumínio?

22.12.2022

Quanto custa uma esquadria de alumínio?

O preço da esquadria de alumínio dependerá das características e finalidade da estrutura. Uma esquadria de alumínio para janela tradicional, por exemplo, custa em torno de R$ 1.000,00, porém trata-se de um preço dinâmico que está sujeito a diversos fatores – como as dimensões da estrutura, especificação, qualidade, métodos de aplicação, necessidade de esquadrias de alumínio sob medida, etc.

O preço da esquadria de alumínio ainda pode sofrer variações conforme a região de venda. É preciso destacar ainda que as esquadrias de alumínio são estruturas responsáveis pela projeção de diversas aplicações – como portas, janelas, alçapões, cobogós; de modo que cada configuração (tipologia) de esquadria pode ter um preço diferente. Sendo assim, para saber quanto custa uma esquadria de alumínio ideal para seu projeto, a melhor alternativa consiste em solicitar orçamentos em empresas especializadas.

É importante que a especificação da esquadria seja realizada por equipes profissionais e altamente qualificadas, pois as medidas precisam ser fiéis para garantir todas as funcionalidades da estrutura e evitar gastos desnecessários com reinstalações ou manutenções frequentes. Ainda falando sobre quanto custa uma esquadria de alumínio, lembramos que o preço das esquadrias de um projeto compromete uma fatia considerável do orçamento, razão pela qual a instalação dessa estrutura precisa ser cirúrgica.

Esquadria de alumínio preço

As esquadrias de alumínio são figuras constantes em projetos de arquitetura e construção civil. Isso acontece devido as suas vantagens e benefícios, pois o produto consegue harmonizar características funcionais e estéticas enquanto oferece alto desempenho e preço acessível, o que indica ser um investimento de ótimo custo x benefício. Não por acaso as esquadrias em alumínio são populares e costumam agradar os clientes mais exigentes.

Para entender melhor esse cenário é preciso estudar o Custo Total de Propriedade, ou seja, analisar quanto um determinado produto ou serviço exigirá de investimento não somente no momento de sua aquisição, mas também o valor agregado com outros custos indiretos, como os investimentos necessários para proceder com sua implementação (instalação) e manutenção.

Ao observar desse ponto de vista, é mais fácil entender quanto custa uma esquadria de alumínio.

Isso ocorre porque as esquadrias de alumínio oferecem vantagens que elevam seu custoxbenefício, como por exemplo:

– Durabilidade alta;

– Resistência elevada;

– Leveza e Versatilidade;

– Economia de insumos para instalação;

– Baixa manutenção;

– Bons índices de isolamento acústico e térmico;

– Sustentabilidade;

esquadria ripado aluminio 1

É válido destacar que, para que todas essas características acima estejam presentes, é preciso que a esquadria de alumínio seja fabricada por empresas responsáveis e reconhecidas no ramo. Sendo assim, ao realizar sua pesquisa de quanto custa uma esquadria de alumínio, desconfie de preços assustadoramente baixos ou fora dos padrões praticados pelo mercado, pois existe a chance de ser um produto de baixa qualidade e que não oferecerá todos os benefícios esperados. Cuidado para o barato não sair caro!

Quais são as classificações das esquadrias?

Tecnicamente, a esquadria é um elemento arquitetônico utilizado para fechamento de vãos e controle de pessoas, de luz e intempéries do clima. As esquadrias são classificadas de diferentes formas, como tipo de abertura (de abrir, de correr, guilhotina, sanfonada, etc), material de fabricação (esquadrias de alumínio, PVC, madeira, ferro, vidro) e quanto a função que a estrutura exercerá (porta, janela, brisê, portão, fachada).

Dando continuidade ao nosso artigo sobre quanto custa uma esquadria de alumínio, a variedade de esquadrias disponibilizadas pela indústria permite criar estruturas que se comportam conforme a necessidade do ambiente.

Isso indica, por exemplo, que com estudo prévio é possível optar por um modelo de esquadria para ganhar espaço em ambientes muito pequenos ou utilizar uma esquadria para priorizar a entrada de luz ou ventilação no local. Por este e outros motivos é importante contar com consultoria especializada no assunto.

Qual o vidro mais barato para janela?

A escolha do vidro para janela depende de diversos fatores e está atrelado principalmente às normas e diretrizes da ABNT. Dessa maneira, não é aconselhável escolher um vidro para janela baseando-se somente no seu preço, pois cada tipo de janela pode exigir um vidro com tecnologia distinta. Para cada aplicação existe um tipo de vidro indicado, portanto, na dúvida sempre consulte um especialista no assunto.

Os vidros mais indicados para janelas são os vidros de segurança (laminado ou temperado), com uma ressalva para o vidro temperado – que não pode ser instalado em janelas voltadas para o exterior (em fachadas), acima do pavimento térreo, com vidros instalados abaixo de 1,10 m em relação ao piso. O vidro laminado pode participar de qualquer configuração de janela e, somente em alguns casos é possível utilizar vidros comuns – considerados mais baratos – nas janelas.

Esperamos que tenha compreendido bem quanto custa uma esquadria de alumínio e todos os fatores a serem considerados na escolha desse tipo de estrutura. E para acompanhar mais sobre o universo da arquitetura com vidros, não deixe de acompanhar nosso site e redes sociais!