Home > Arquitetura do Vidro > Revestimento de parede em vidro – Seu projeto pode sair do papel

03.04.2019

Revestimento de parede em vidro – Seu projeto pode sair do papel

Presente em projetos arquitetônicos arrojados, o revestimento de parede com vidro está se tornando umas das tendências do mercado de arquitetura, utilizado em residências modernas e ambientes corporativos, tendo em vista a sua beleza singular e versatilidade.

Popular na Europa e outros países, as paredes revestidas com vidro são excepcionais, pois carregam em si toda a exuberância e sutileza do vidro e proporcionam ao usuário um ambiente inovador e, porque não dizer, totalmente funcional, tendo em vista que o vidro aceita escrita e pode até mesmo ganhar funções magnéticas em alguns casos, quando o revestimento for para utilização como lousa.

Revestimento de vidro para parede

O mercado do vidro não para de surpreender. Verdade é que o vidro encanta a todos desde a antiguidade; e atualmente, com a tecnologia avançada, o vidro alcançou um novo patamar de reconhecimento e passou a ser utilizado em diversos outros mercados, principalmente no segmento de arquitetura e construção civil.

As novas tecnologias permitiram o aperfeiçoamento dos métodos de produção, atribuindo novos conceitos e qualidades positivas para diversos produtos. Hoje em dia encontramos no mercado vidros super resistentes, vidros que prezam pela segurança humana, vidros ecológicos…

A indústria do vidro também evoluiu e passou oferecer novas opções de produtos para o mercado, o que facilitou a aplicação do vidro em outras áreas da nossa sociedade. A evolução possibilitou, por exemplo, que o vidro fosse parceiro da tecnologia ao ser utilizado na fabricação de fibras óticas, telas de celulares, etc…

Como já mencionado acima, o segmento da construção civil, arquitetura e decoração também foram agraciados com a evolução do vidro. Além de participar como elementos estruturais, o vidro é perfeito para compor a decoração de qualquer ambiente, enriquecendo o local e capaz de agradar até mesmo o cliente mais exigente.

O revestimento de vidro para parede está dentre as opções decorativas mais eficazes, pois como já dito, decora otimizando o ambiente, pois além de embelezar o décor, o vidro é fácil de limpar, resiste à umidade e infiltrações, não se deteriora facilmente e pode receber diversas cores. 

Vantagens do revestimento de vidro

Mais abaixo vamos conhecer as principais vantagens das paredes revestidas com vidro, como seu potencial de segurança, ambientes indicados, possibilidades decorativas, etc.

– Limpa com facilidade

O vidro é fácil de limpar, o que o torna uma ótima opção para revestir as paredes das cozinhas residenciais e até mesmo corporativas. Vale lembrar que ambientes como a cozinha necessitam de limpeza constante. Dessa maneira as paredes de vidro poupariam tempo e força durante a faxina, por exemplo. O tempo livre pode ser utilizado para outros afazeres, como lazer, hobbies, estudos…

– Instalação rápida e segura

A instalação dos vidros para revestir as paredes costuma ser rápida, pois necessita de menor quantidade de materiais e menos mão de obra para a realização da tarefa. Mas para isso é importante contratar os serviços de empresas reconhecidas no ramo, pois estas oferecem profissionais especializados para revestimento de parede com vidros.

Além do mais, empresas conceituadas possuem equipamentos específicos para o manuseio com vidros, o que também assegura a celeridade da obra, além de garantir a segurança de todos os envolvidos no projeto.

– Perfeito para decorações minimalistas ou interação das cores

O vidro tem o poder de interagir com as luzes dos ambientes, integrar e proporcionar amplitude aos espaços.

Dessa maneira ele se encaixa em diversos tipos de decoração, pois consegue ser sutil com seus traços lineares e translúcidos, bem como receber formas e cores para satisfazer diversas necessidades decorativas.

Algumas empresas nacionais contam com um leque de cores para vidro surpreendente. É possível encontrar cartelas de cores com mais de 500 opções disponíveis para colorir sua folha de vidro. Esse cenário é ótimo para quem deseja alcançar cores específicas para garantir os mínimos detalhes decorativos.

– Segurança

As paredes com revestimento de vidro são extremamente seguras. O mercado disponibiliza tipos de vidro altamente resistentes, como o vidro temperado, além de outras opções, como é o caso do vidro laminado.

Também é importante que as folhas de vidro possuam acabamento impecável, capaz de eliminar toda imperfeição da borda das placas para não causar acidentes. 

– Pode ser aplicado em diversos ambientes

O revestimento de vidro pode ser aplicado em qualquer parede, de qualquer cômodo ou repartição, residencial ou empresarial. Como já percebemos, além de decorar, o vidro agrega outros predicados para sua parede, tornando-a uma ótima opção para qualquer ambiente.

Nos ambientes corporativos, salas de reunião, recepções, staff, diretoria, hall de elevadores etc… as opções de locais são muitas.

Residencialmente, além de fazer o diferencial na cozinha (como já dito acima), o revestimento de vidro pode interagir com a decoração da sala de estar através das cores, por exemplo. Devido ao fato de ser totalmente segura, também pode ser instalada nos quartos, pois além de decorar com facilidade, ainda pode receber recadinhos que são apagados facilmente. As paredes de vidro poderiam, por exemplo, pôr um fim às paredes riscadas no quarto de uma criança sem prejudicar o seu aprendizado!

Enfim, esse tipo de revestimento é perfeito para compor seus projetos especiais decorativos que necessitam de uma aparência única, sutil e brilhante, garantindo toda a elegância e suavidade ao ambiente.

Importante ressaltar que, uma vez que o revestimento de paredes em vidro trata-se de um projeto mais complexo, pois as paredes podem ter “barrigas”, estarem fora de esquadro, possuírem recortes de interruptor, tomadas, etc, a utilização de vidros comuns são os mais fáceis de se encontrar nos revestimentos em vidro.

Utilizar vidro comum é a solução mais barata, pois não possui beneficiamento de segurança. A instalação é mais fácil também, pois é possível criar ajustes no momento de instalação… cortando o vidro em algum local que esteja em desacordo, etc.

Mas o vidro comum é muito frágil, com baixas condições de sofrer qualquer impacto que seja, podendo quebrá-lo. Isso geraria uma dor de cabeça futura de alta necessidade de reposição.

Por isso utilizar vidro temperado é mais indicado. Apesar de parecer um exagero de segurança logo de cara, não é. Pois o quesito principal em utilizar temperados é justamente a alta resistência contra impactos.

O serviço é mais difícil de executar, pois os recortes devem ser milimetricamente calculados, pois o vidro temperado não pode ser furado, cortado ou ajustado, mas o custo-benefício desse tipo de vidro para revestimentos é superior.

Você que é arquiteto, considere revestir paredes em seus projetos, o ambiente muda, empodera-se, ganha conforto, modernidade e requinte… escolhendo a parede certa, na cor certa e com a decoração alinhada, seu projeto será um sucesso!

Veja + Arquitetura do Vidro

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

11.06.2020

Escada de vidro

23.04.2020

Envidraçamento de Sacada