Home > Artigos > Sacada de vidro e sua relação com a arquitetura moderna

11.03.2021

Sacada de vidro e sua relação com a arquitetura moderna

O envidraçamento de sacada é uma técnica cada vez mais procurada pelos usuários que desejam amplificar o conforto, iluminação natural, segurança, estética e o espaço de suas edificações. Além disso, a sacada de vidro pode proporcionar alívio térmico e acústico, integrar ambientes internos e externos enquanto evita a entrada de poeira e chuva no interior da edificação.

Apesar desse amplo leque de vantagens, a popularização do envidraçamento de sacadas pode estar diretamente ligada à chegada do mundo moderno e, consequentemente, da arquitetura moderna. Afinal de contas, até o início dos anos 1900 a utilização de vidro na arquitetura era totalmente inconcebível, cenário que começou a mudar com a modernização da sociedade – que passou a exigir maior dinâmica de todos.

Dessa forma, começaram a surgir estruturas que se responsabilizavam por trazer outros predicados às edificações (como conforto, vasta iluminação, segurança), contribuindo no desenvolvimento exigido pela agitada vida moderna e estabelecendo um contraponto dos princípios clássicos. Os traços retos e a geometria intrínseca trazem seriedade e a aposta pelo vidro também exala modernidade – um dos motivos pelos quais o vidro, naturalmente, chama muita a atenção.

A aposta no vidro, aliás, já havia sido feita por um movimento que começou anos antes, que consistia em trazer o mundo exterior para dentro das edificações de maneira natural, na tentativa de criar ambientes que estimulassem o bem estar e a realização de tarefas. Nesse cenário há de considerar que, além de estabelecer uma relação de integração com o ambiente que o rodeia, a transparência dos vidros consegue trazer leveza até mesmo para as grandes estruturas – inclusive uma sacada.

Também é preciso lembrar que a arquitetura moderna se destaca também pelas linhas retas e possibilidade de abertura dos ambientes, com vasta oferta de luz natural e conexões com outros espaços – como a ligação com o ambiente externo alcançada pela sacada de vidro. Com a presença de linhas arquitetônicas simples é possível buscar formas atípicas, tornando o elemento em algo singular, eficiente e, com o uso do vidro, amigo do meio ambiente.

Apesar de imponentes, a sacada de vidro consegue criar harmonização na decoração. A estética diferenciada da estrutura é capaz de trazer diversas sensações visuais ao espaço. Além disso, o vidro harmoniza com facilidade com outros elementos comuns na arquitetura moderna, como o aço, concreto, madeira e pedra. Interessante, não?

Essa relação da sacada de vidro com a arquitetura moderna possibilitou que a estrutura alcançasse um posto de destaque em diversos projetos, empresariais ou residenciais, sempre com a oferta de unir conforto e segurança aos locais. Não por acaso é comum perceber diversas categorias e nomenclaturas para a estrutura, como varanda envidraçada, fachada de vidro ou sacada com vidro, por exemplo.

Atualmente é comum que as sacadas envidraçadas sejam alternativas para aumentar a área útil, criar espaços gourmet (sacadas gourmet), auxiliar na criação de home offices ou permitir que os usuários pratiquem exercícios dentro de casa. Importante destacar que a proteção da sacada de vidro se estende também aos pets, além de permitir melhor aproveitamento dos espaços sem a possibilidade de entrada de vento ou chuvas, como já comentado.