Home > Artigos > São vantagens do uso do vidro?

06.01.2022

São vantagens do uso do vidro?

Você sabe quais são vantagens do uso do vidro na arquitetura? O vidro é um material totalmente reciclável, versátil e pode contribuir com muitos benefícios e vantagens aos ambientes, como por exemplo, maior aproveitamento da luz natural, amplitude visual, integração de ambientes, economia energética, estética, conforto, valorização do imóvel, etc. O mercado oferece uma infinidade de tipos, modelos e tecnologias, amplificando as possibilidades de uso do material não somente na arquitetura, mas em diversos outros segmentos.

 

Vale lembrar que, na arquitetura, para cada aplicação existe um tipo de vidro indicado. Sendo assim, não basta saber quais são vantagens do uso do vidro, é preciso ainda sabedoria e experiência para escolher o modelo de vidro adequado para a estrutura; pois isso requer estudos e empenho para manter a obra dentro das normas regulamentadoras. Caso optemos pelo vidro errado, além de colocar a segurança dos usuários em risco, anulamos diversas vantagens que o vidro pode oferecer.

Quer um exemplo? O vidro pode tanto trazer mais calor para o ambiente quanto promover o conforto térmico da edificação, basta realizar os estudos adequados e escolher o modelo correto. A mesma situação pode ocorrer com a oferta de luminosidade, onde o vidro pode amplificar ou diminuir a entrada de luz em um ambiente. Além disso, é possível combinar tecnologias para alcançar um modelo de vidro específico capaz de satisfazer as principais necessidades dos usuários.

 

Em caso de dúvidas consulte profissionais especializados no assunto e usufrua de todas as vantagens que o vidro pode oferecer. Um profissional qualificado sabe quais são vantagens do uso do vidro e será capaz de encontrar o melhor tipo de vidro para seu projeto ao observar as suas necessidades e harmonizá-las com as normas da ABNT e opções de vidros disponíveis no mercado. Continue conosco e veja a seguir detalhes e benefícios que o vidro pode te oferecer.

Vantagens do vidro

Abaixo listamos 5 motivos para usar vidros em seus ambientes. Além dos altos índices de aproveitamento na reciclagem e a estética inigualável que somente esse material consegue oferecer, são vantagens do uso do vidro:

– Melhor aproveitamento da luz natural

O vidro permite que o usuário aproveite a luz natural disponível nos locais da melhor maneira possível. Isso quer dizer, por exemplo, que é possível amplificar a entrada de luz no ambiente, manipular os focos de luz para regiões onde a luminosidade não chegaria normalmente ou até mesmo diminuir a oferta de iluminação para criar ambientes privativos e aconchegantes. Para isso o mercado oferece, além dos vidros transparentes, os vidros coloridos e modelos como o vidro fumê e vidro bronze. Consulte um profissional!

– Amplitude visual e integração dos ambientes

Dando continuidade à nossa lista sobre quais são vantagens do uso do vidro, este elemento naturalmente facilita a criação de ambientes mais amplos visualmente falando (ainda mais se também utilizarmos espelhos na decoração). A isso unimos a possibilidade de valorizar a iluminação do local, o que contribui muito para a projeção de espaços mais amplos. Com o vidro é possível integrar espaços e agregar cômodos – como varanda e sala, quarto e home-office, facilitando a criação de decorações funcionais, de alto valor estética e visualmente agradáveis.

– Conforto

Dentre os benefícios e vantagens que o vidro pode oferecer às edificações destacamos a oferta de conforto térmico, alívio acústico e privacidade visual. Para entender como o vidro contribui com a acústica e temperatura dos locais é preciso conhecer um pouco mais das características de modelos como o vidro acústico, vidro reflexivo, vidros de conforto térmico, vidro insulado (duplo), etc. Já os vidros serigrafados auxiliam na criação de ambientes visualmente privativos. Interessante, não?

– Economia energética

Outro fator que deve ser destacado ao considerarmos quais são vantagens do uso do vidro consiste na redução do consumo de energia elétrica das edificações que contam com estruturas idealizadas conforme uma necessidade. Isso acontece porque, quando bem especificado, o vidro torna os ambientes mais claros, ventilados, frescos e arejados, o que diminui o uso de iluminação artificial e climatizadores de ar como ventiladores e ar condicionado, por exemplo, refletindo na conta de luz – e no nosso bolso – no final do mês.

– Valorização do imóvel

Para finalizar nossa lista sobre quais são vantagens do uso do vidro, todos esses benefícios acima descritos garantem a valorização real do imóvel, que em alguns casos pode alcançar 20% a mais do que edificações semelhantes. Considere que o vidro oferece propriedades difíceis de serem alcançadas em outros elementos, além de permitir liberdade criativa e a criação de projetos distintos e carregados de funcionalidades.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.