Home > Artigos > Tudo sobre piso de vidro

20.09.2022

Tudo sobre piso de vidro

Que tal saber tudo sobre piso de vidro? Esse tipo de aplicação é totalmente inspiradora e alternativa para projetos arquitetônicos arrojados, pois os pisos de vidro conseguem agradar até o mais exigente dos usuários. Quando fabricado por profissionais qualificados o piso de vidro consegue harmonizar questões estéticas, funcionais e de proteção ao ambiente, valorizando uma obra de diferentes formas.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que arquitetura com vidros é coisa séria, e para que todos os benefícios do piso de vidro estejam presentes é imprescindível que a aplicação seja fabricada com os vidros corretos, conforme indicação das normas da ABNT, caso contrário pode causar acidentes sérios e comprometer todo o projeto. Fique atento e acompanhe esse artigo com tudo sobre piso de vidro.

Piso de vidro transitável

Alguns anos atrás você conseguiria imaginar que existiria um piso de vidro transitável com toda a segurança? Atualmente isso é possível graças ao avanço da tecnologia, que permitiu a fabricação de vidro super resistentes, flexíveis e seguros, capazes de participar de pisos e outras estruturas de sustentação, como paredes, vigas, etc. Basta olharmos para as diversas pontes e passarelas de vidros espalhadas pelo mundo.

Em residências e edificações corporativas o piso de vidro pode ser utilizado para alcançar diferentes benefícios. Para quem deseja saber tudo sobre piso de vidro e suas vantagens, como destaque citamos o aumento do trânsito de luz do local e as integrações de ambientes que o piso de vidro pode proporcionar – como integração de pavimentos ou das áreas internas e externas. De uma forma ou outra essas vantagens promovem amplitude visual aos locais.

É importante ainda destacar que os vidros para piso podem receber beneficiamentos diversos, como vidros coloridos, vidros com conforto térmico e alívio acústico, dentre outros. Isso significa que o piso de vidro, além de embelezar o ambiente de uma maneira única, ainda pode proporcionar benefícios para garantir o conforto e a privacidade dos usuários. Tudo dependerá dos desejos dos clientes!

Piso de Vidro
Piso de Vidro

Qual o valor do piso de vidro?

Ainda falando de tudo sobre piso de vidro, determinar o preço do piso de vidro é uma tarefa para profissionais habilitados no ramo. Isso acontece porque será preciso realizar um estudo detalhado do projeto para definir fatores como:

– Tipo de vidro indicado para a estrutura – considerando que existem diversas configurações possíveis de serem utilizadas em pisos de vidro.

– Espessura da placa de vidro – A espessura do vidro dependerá do tamanho do vão a ser preenchido, tipo de vidro escolhido, cargas que o piso terá que suportar, etc.

– Beneficiamentos presentes no vidro – As tecnologias agregadas ao vidro tendem a mudar o preço final de uma placa de vidro.

– Elementos e insumos necessários para a instalação – A qualidade do vidro e dos insumos necessários para a instalação do piso de vidro interferem no valor do piso de vidro.

A todos esses fatores ainda se aplica as leis da oferta e procura em determinada região, necessidade ou não de profissionais especializados (como encanadores, eletricistas, etc), além da própria mão de obra da equipe vidraceira que fará a instalação do piso em vidro. Com tantas variações, a melhor alternativa para saber qual o valor do piso de vidro consiste em procurar por empresas que reconhecidamente sabem como fazer piso de vidro em sua região. Continue a leitura e saiba tudo sobre piso de vidro!

Qual tipo de vidro é utilizado para piso?

Conforme determina as diretrizes da ABNT NBR 7199, os vidros indicados para fabricação de piso devem ser laminados. Isso ocorre porque a laminação das placas de vidro garantiria a segurança dos usuários em casos de acidentes seguido de quebra das placas de vidro do piso, pois os vidros laminados são equipados com uma película de alta aderência que fica responsável por segurar os pedaços de vidro presos à estrutura até a manutenção.

Além disso, é válido destacar que o vidro laminado para piso pode ser fabricado com placas mais resistentes (como o piso de vidro temperado) ou até mesmo recorrer a tecnologias avançadas, como é o caso do vidro laminado SentryGlas®, que é fabricado com o auxílio de uma película estrutural de alto desempenho que traz muita resistência ao modelo.

Qual a espessura para um piso de vidro?

Outra dúvida corriqueira sobre essa aplicação gira em torno de qual a espessura para um piso de vidro. Como comentamos brevemente nesse texto com tudo sobre piso de vidro, para determinar a espessura e outras dimensões dos vidros que serão utilizados em um piso é preciso muito conhecimento técnico.

Isso acontece porque a espessura ideal para um piso de vidro varia conforme o tamanho do vão a ser preenchido – de modo que quanto maior a área da placa de vidro, mais espessa ela precisa ser para promover sustentação; conforme o tipo de vidro escolhido, bem como dos beneficiamentos existentes na placa.

E para finalizar nosso texto com tudo sobre piso de vidro, considere, por exemplo, que modelos de vidro mais resistentes poderiam ser utilizados em placas menos espessas na composição do vidro laminado exigido nos pisos. Da mesma forma, a laminação pode recorrer à interlayers estruturais, o que possibilitaria utilizar placas ainda mais finas. Enfim, definir qual a espessura para um piso de vidro é tarefa para profissionais que sabem como fazer piso de vidro.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.