Home > Artigos > Piso de vidro é seguro?

09.09.2019

Piso de vidro é seguro?

Para alguns pode parecer insanidade, mas caminhar sobre um piso de vidro é totalmente seguro, além de ser uma experiência singular! Construir pisos com vidro está cada vez mais acessível, inclusive para ser aplicado em residências com arquiteturas inovadoras – tanto na forma de piso quanto na composição de escadas (degraus).

Nesse ponto é importante lembrar que os pisos de vidro precisam ser instalados por equipes especializadas no assunto, pois esses profissionais serão capazes de aplicar todas as normas de segurança requeridas para determinado projeto. Lembre-se que o piso de vidro só será totalmente seguro quando respeitadas todas as normas de segurança estabelecidas pela legislação brasileira.

Piso de vidro transitável

Há muito tempo que o vidro deixou de ser considerado um material estritamente frágil. Quando aliada a tecnologia correta com as normas de seguranças exigidas, as estruturas feitas de vidro – como o piso com vidro – tendem a suportar grandes capacidades de carga, conseguem apresentar propriedades altamente funcionais e destacam-se pelo impacto visual.

A junção destes fatores atribui uma assinatura única a qualquer projeto, sem dúvidas. Imagine uma casa de praia elevada com um piso de vidro que permita que o usuário sinta a luz do sol e aprecie a praia, o mar e toda a natureza próxima.

Ou talvez, imagine um mezanino com piso de vidro transitável capaz de aumentar a área útil da edificação de uma maneira singular, sem causar sensação de rebaixamento do teto; ou um piso feito de vidro construído sobre um jardim florido, permitindo que o usuário, de certa forma, caminhe em cima das flores… isso não seria deslumbrante?

Benefícios do piso de vidro

Além da questão estética, é importante lembrar que os pisos de vidro permitem ao usuário:

– Melhor aproveitamento da luz natural;

– Integração entre diversos ambientes;

– Contato visual entre pavimentos;

– Sensação de amplitude;

– Facilidade de limpeza;

– Baixa deterioração;

– Possibilidade de manutenção periódica;

Entenda abaixo como o piso com vidro consegue suportar grandes cargas, quais as principais aplicações, cuidados e as recomendações mais importantes.

Piso de vidro é seguro, sim!

Como já dito no começo deste artigo, quando utilizada as tecnologias corretas e respeitada as normas de segurança, o vidro é totalmente seguro. Na arquitetura moderna há registros de pontes de vidro, piscinas de vidro, tijolos de vidros, elementos estruturais de vidro, etc. Mas como as estruturas de vidro conseguem suportar tanta carga?


Como fazer piso de vidro 

O método de fabricação do piso de vidro é o que vai determinar a segurança e a resistência do elemento. Devido à sua finalidade, os pisos de vidro devem, obrigatoriamente, serem compostos por duas ou mais placas de vidro laminado de boa qualidade. A quantidade de placas dependerá da pressão da carga que o piso feito de vidro terá que suportar.


– Segurança e resistência


A obrigatoriedade de utilização de vidros laminados de segurança não é por acaso. A laminação do vidro será a parte responsável por manter todos os cacos de vidro unidos nos casos de quebra. Essa questão é imprescindível para garantir a segurança e resistência do piso de vidro!

É obvio que existe o risco de danos ao piso com vidro – da mesma forma que acontece com os pisos de madeira ou pisos de cerâmica, por exemplo. Entretanto, no caso de pisos de vidro (que são construídos em suspensão, geralmente) em situações de acidentes seguidos de quebra a folha de vidro deverá permanecer no local, mantendo aquele determinado vão preenchido.

Também é preciso considerar a espessura do vidro que será utilizado. A espessura mínima recomendada é de 20 mm (duas folhas de 10mm), mas esse número pode chegar a 30 mm, dependendo da singularidade do projeto.

Conforme dita as normas (nacionais e internacionais), no caso de pisos de vidro, uma das lâminas suportará toda a carga, de modo que a outra cumprirá o papel de reforço. Quando utilizada 03 placas de vidro, as 02 primeiras serão responsáveis por suportar a carga e a terceira placa será o reforço.

A utilização de camadas de vidro suficientes, com espessura adequada e laminação especial é o que garante a segurança e resistência do piso com vidro.

Apesar de não existir uma norma específica para a aplicação de pisos em vidro, a NBR 7199 trata das especificações e orientações para uso e manuseio de vidro em edificações, inclusive com as diretrizes para realização dos cálculos que definirão a quantidade e as espessuras das folhas de vidro que serão utilizadas.


Principais locais de utilização do piso com vidro

Além de residências e empresas modernas, os pisos em vidro são facilmente encontrados em:

– Pontes;

– Piscinas;

– Museus;

– Shopping Center;

– Prédios corporativos;

– Lojas;

Vale lembrar que é possível utilizar o vidro temperado laminado na composição de pisos de vidro. Em aplicações onde o piso de vidro ficará exposto às ações do tempo, é interessante considerar a aplicação de uma película antiderrapante para amplificar as condições de segurança dos usuários. Também que é possível utilizar vidros texturizados nessas composições.


Piso com vidro – Cuidados e recomendações importantes

Veja algumas dicas para que o usuário usufrua de todos os benefícios do piso de vidro:

– Contrate especialistas. Equipes especializadas são capazes de realizar todos os cálculos necessários para afastar o risco de acidentes;

– A equipe responsável pela instalação deverá eliminar todas as possibilidades de atrito do vidro com a estrutura;

– Se as bases para o vidro exigir furação será preciso utilizar vidros temperados na composição;

– É de suma importância a realização de manutenções periódicas na estrutura, principalmente nas interligações da estrutura e no sistema de vedação.

– Se o piso de vidro for construído em áreas abertas é preciso eliminar os riscos de escorregões com o uso de vidros texturizados, por exemplo.

– É importante que os usuários considerem todas as orientações dos especialistas;

Definitivamente, o piso com vidro é capaz de transformar qualquer projeto em algo totalmente singular e inovador. Não somente pela beleza, mas por toda funcionalidade, resistência e segurança que o elemento oferece.