Em projetos arquitetônicos mais modernos, as piscinas com parede ou chão de vidro estão em tendência. Isso se deve a estética diferenciada e todo o estilo que a estrutura proporciona ao espaço, valorizando qualquer imóvel. Porém, não são todos os perfis de vidraçaria permitidos para a confecção da piscina de vidro. Para garantir a segurança dos usuários, é preciso utilizar o vidro para piscina apropriado.
Ainda devemos destacar que o processo de confecção do vidro para piscina deve ser adequadamente regulado, afinal, o produto deve seguir uma engenharia bem trabalhada para evitar quebras e vazamentos.
Veja também nosso guia sobre teto de vidro.
Qual o tipo de vidro para piscina ideal?
O modelo de vidro indicado para piscinas é o vidro laminado, um tipo de vidro de segurança com alta resistência. Através de um processo de fabricação que intercala placas de vidro com uma película intermediária entre os perfis, a composição do vidro laminado se torna mais segura a impactos.
Para isso, a película intermediária é responsável por unir os perfis de vidro, bem como reter os cacos do estilhaçamento em caso de quebra do material. Essa camada pode ser feita de PVB, EVA ou SentryGlas® — materiais de ótima aderência para proporcionar a funcionalidade necessária a película de proteção.
Porém, para fabricar o vidro para piscina em um projeto, é necessário observar para além do tipo de vidro ideal. É necessário levar em conta as observações do local de instalação para produzir o vidro laminado com especificações mais precisas — como a espessura do perfil. Aliás, diferentemente do vidro comum, o modelo para piscina precisa ter necessariamente uma espessura maior que suporte a pressão e o peso da água no local.
Dessa forma, ao investir em uma estrutura de vidro que considere todas as especificações do seu projeto, será possível aproveitar o lazer da piscina com toda a segurança que outros tipos materiais também entregam.
Vidro para piscina espessura
A espessura do vidro para piscina é, sobretudo, um dos detalhes mais importantes a se observar na hora de confeccionar a peça. Seja para a parede ou para o piso da piscina, a vidraça tem que ser mais espessa do que as que são normalmente indicadas para janelas e portas.
Outro fator relevante é que a profundidade e a largura da piscina são características diretamente ligadas à determinação da espessura. Assim, quanto mais profunda e larga ela for, maior será a espessura do vidro. Em casos no qual a piscina é muito profunda e possui largura superior a 5 metros, por exemplo, a espessura do material pode chegar a 80 mm.
Além disso, a projeção também deve considerar o peso e a pressão exercida pela água na piscina sendo utilizada.
Algumas ferramentas como o software de Cálculo Cebrace, que segue as normas brasileiras ABNT NBR 7199 e NBR 6123, podem ser utilizadas para calcular a espessura do vidro de visores e pisos de piscina. O dispositivo de especificação entrega eficiência e precisão para encontrar as especificações ideais da obra.
Instalação do vidro para piscina
O método seguido para a instalação do vidro para piscina segue um processo bem simples. Primeiramente, se deve ter as medidas do espaço construído para então fabricar o vidro personalizado.
Após isso, é feito um tipo de rasgo no local de encaixe para aplicar o vidro. Já a fixação do perfil pode ser feita com uma estrutura metálica presa à alvenaria da piscina, por exemplo.
Vantagens de uma piscina em vidro
Com todos os benefícios proporcionados pelo vidro para piscina, são inúmeras as vantagens deste modelo de piscina. Conheça quais:
Estética
Uma das principais vantagens da piscina de vidro é o seu apelo estético. O vidro é um material muito versátil para fazer harmonizações dos mais diversos estilos, entregando sofisticação e beleza ao espaço externo. Esse modelo está na moda e ainda faz sucesso quando traz a projeção de borda infinita. Por isso, imóveis que investem na piscina de vidro vêm sendo mais valorizados.
Durabilidade
Por ter maior resistência a impactos intempéries e de uso, assim como um processo de degradação significativamente mais lento do que outros tipos de materiais, a piscina em vidro tem longa duração em comparação aos modelos tradicionais.
Facilidade de limpeza
Diferente da estrutura de alvenaria e plástico, a piscina em vidro é mais fácil de limpar, pois dificilmente impregna sujeira. O vidro não é propenso a proliferação de bactérias e fungos, fazendo com que não seja necessária a utilização de produtos químicos específicos e a manutenção seja de baixo custo.
Quanto custa o vidro laminado para piscina?
O preço do vidro laminado para piscina vai variar conforme as dimensões da área. Entretanto, a média de preços gira em torno de R$ 150,00 m² e R$ 300,00 m². Alguns fatores que influenciam no valor do produto são a relação de oferta e demanda, mão de obra do vidraceiro e a customização da peça.
Saiba mais sobre vidro insulado.