Home > Artigos > Vidro Antichama

14.07.2022

Vidro Antichama

Solução indicada para trazer segurança e garantir a integridade dos móveis, pessoas e outros elementos presentes em locais incendiados, os vidros antichamas podem interromper a propagação do fogo e impedir a passagem de gases tóxicos oriundos da queima de materiais. Dependendo das características da estrutura, o vidro antichama pode se manter íntegro por até 120 minutos em contato com o fogo.

Também conhecido como vidro antifogo, esse modelo pertence à categoria de vidro temperado e durante os incêndios deve manter sua integridade e oferecer transparência parcial para facilitar a evacuação de pessoas. Além do fogo, a barreira criada deve impedir a passagem de fumaças prejudiciais resultantes da queima de madeira, PVC, plástico, nylon, etc, cuja combustão gera gases tóxicos prejudiciais aos seres humanos. Interessante, não?

A projeção de áreas seguras contra eventuais acidentes desse tipo (com fogo) é de extrema importância na sociedade moderna. Essa necessidade se acentua se a edificação em questão for destinada para o uso do público em geral, como hospitais, prédios municipais, escolas, espaços de compras, aeroportos, rodoviárias, estações em gerais, etc. Nesse cenário o vidro antichama pode garantir a vida de diversas pessoas!

Qual o vidro resistente a fogo?

O mercado oferece dois tipos de vidros resistentes ao fogo. Além do vidro anti-chama, comentado acima, é possível também optar pelos vidros corta-fogo. Apesar de características finais semelhantes, trata-se de dois modelos com diferenças tanto na composição quanto nos benefícios finais, e dessa forma podem ser indicados para aplicações distintas. É muito importante ficar atento a esse fator!

Dentre as principais diferenças dos vidros resistentes ao fogo, destacamos que o vidro antichama é uma placa fabricada com insumos especiais (como o boro) e técnicas químicas indicadas para aumentar a resistência do vidro contra calor. Já o vidro corta-fogo utiliza a técnica de laminação com interlayers específicos para ser utilizado em ambientes com a presença de fogo. Lembramos ainda que o vidro corta fogo é capaz de impedir a irradiação do calor gerado pelo incêndio para as áreas adjacentes, diferentemente do vidro antifogo.

Nesse momento é importante lembrar que tanto o vidro corta-fogo quanto o vidro antichama devem ser instalados por equipes especializadas no assunto. Isso ocorre porque a estrutura para impedir a propagação do fogo deve ser pensada integralmente, ou seja, o vidro precisará ficar acomodado em uma estrutura adequada, pois de nada adiantará instalar vidro anti-chamas em uma estrutura que não seja indicada para suportar o calor dos incêndios.

Vidro Anti Fogo

No Brasil, por exemplo, existe dificuldade para as empresas terem acesso a ligas de alumínios que suportem incêndios (com valores comerciais), e dessa forma o caixilho para acomodar o vidro antichama é composto de aço inox ou aço carbono. Outra curiosidade nesse sentido consiste no fato de o perfil utilizado precisar ser oco, pois dessa forma a esquadria permitirá a passagem de calor.

Além disso, existem regras e diretrizes que padronizam o método de ensaio da projeção de estruturas envidraçadas antifogo, como a NBR 10636, NBR 6479, NBR 11742, NBR 14925 – além da NBR 7199, que indica qual vidro usar em cada tipo de aplicação; dessa forma existe a certeza de que as peças foram testadas e certificadas em conjunto. A instalação do vidro também precisa estar em harmonia com a ABNT para garantir a funcionalidade e outros benefícios das barreiras de vidro contra fogo. Por isso não hesite em procurar consultoria no assunto!

Vidro anti fogo

Como é fabricado o vidro antichama? Para impedir a propagação do fogo, o vidro anti fogo é fabricado com elementos específicos – como o boro, modificados quimicamente para oferecerem maior resistência ao calor. Durante a ocorrência das temperaturas intensas o vidro anti chamas aparenta ponto de escorrimento, porém, ainda se manterá integro por um determinado tempo. Como já comentado, o modelo ainda precisa apresentar transparência para as pessoas observar o que ocorre do outro lado da placa de vidro.

Por ser classificado como vidro temperado, o vidro antichamas não pode ser cortado ou furado para se adaptar à um determinado vão, o que faz com que os modelos sejam fabricados sob medida. Apesar de presente com mais frequência em projetos corporativos, indústrias e fábricas, os vidros resistentes à fogo também podem se adaptar com facilidade à ambientes empresariais, escritórios e residências.

Para finalizar nosso artigo sobre vidro antichama, lembramos que esse modelo pode receber outros beneficiamentos, como cores, conforto solar, isolamento acústico, laminação, dentre outras particularidades necessárias para satisfazer os desejos do cliente e imprimir uma assinatura única a um projeto! Consulte um profissional e amplifique a segurança da sua edificação!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.