O vidro estrutural – structural glazing possui tecnologia que o habilita a substituir elementos estruturais em uma edificação, como paredes, vigas, tijolos, etc. Resumidamente falando, os vidros estruturais são alcançados com a laminação de vidros temperados, resultando em um vidro extremamente resistente, autoportante e com capacidade de manter os estilhaços de vidro presos a si nos raros casos de fragmentação da placa.
Isso acontece porque os vidros estruturais acabam se aproveitamento das melhores vantagens presentes nos vidros temperados e vidros laminados. Nesse caso, o vidro estrutural vai apresentar alta absorção de impacto mecânico – em média 05 x mais que vidros comuns com as mesmas dimensões – e evitar que os estilhaços do vidro se espalhem pelo ambiente quando quebrado – graças a uma película de alta aderência que vai acomodada entre as placas de vidro (laminação).
Vale lembrar ainda que essa película de alta aderência, geralmente, trata-se do PVB – Polivinil Butiral, porém, o mercado oferece alternativas para quem deseja amplificar fatores como resistência e flexibilidade dos vidros laminados, como é o caso do SentryGlas®. Para se ter uma noção, o vidro estrutural – structural glazing laminado com SentryGlas® é indicado para compor estruturas em regiões que sofrem com catástrofes ambientais (furacões, terremotos, maremotos) ou que estão em conflito (guerra).
Onde utilizar vidro estrutural
Considerando essas vantagens do vidro estrutural – structural glazing, os modelos são frequentemente utilizados para composição de aplicações que exijam resistência física, porém, não desejam ou não podem abrir mão de integração de espaços, amplitude visual e amplo trânsito de luz nos ambientes, como, por exemplo:
– Pisos transitáveis, escadas
– Guarda corpos, visores de piscinas
– Coberturas, telhados, marquises e clarabóias
– Divisórias de ambientes,
– Muros de vidro, fechamento de laterais
– Fachadas envidraçadas
O vidro estrutural – structural glazing é muito utilizado em fachadas envidraçadas – modelo comum em prédios e atualmente com ampla procura para fachadas residenciais. Isso acontece porque os vidros estruturais permitem estanqueidade total e vedação contínua da fachada de vidro e podem ser instalados sem a necessidade de caixilhos, o que oferece mais elegância e traços cleans às estruturas.
Fachada com vidro estrutural
O sistema de fachada com vidro estrutural – também chamado de fachada glazing – é totalmente inovador devido ao seu visual único. Nesse tipo de fachada de vidro a impressão é que não existem estruturas de sustentação, pois as colunas e outras ferragens responsáveis por suspender o envidraçamento da fachada ficam totalmente escondidas.
Para conseguir esse efeito visual os vidros são colados nos perfis de alumínio de maneira cirúrgica. A colagem precisa evitar bolhas na fita de alta aderência e deve ser feita de maneira padronizada, pois o elemento também ficará responsável por absorver e transferir toda a carga da fachada de vidro estrutural – structural glazing para a estrutura de sustentação.
Já os vidros indicados para a fachada glazing podem receber beneficiamentos e tecnologias distintas, como:
– Espelhamento. Os vidros refletivos (ou vidros espelhados), além de possuir beneficiamentos térmicos, atribuem privacidade e contribuem para camuflar os caixilhos, pilares ou vigas da estrutura de sustentação.
– Facilidade de manutenção e limpeza: Com o uso de vidros autolimpantes a estrutura é higienizada de maneira simples, pois a superfície que fica voltada para fora da fachada interage com os raios solares para facilitar a deposição da poeira, que é facilmente retirada com um jato de água (ou a própria chuva).
– Tratamento térmico e acústico: Ainda falando sobre vidro estrutural – structural glazing, o mercado vidreiro disponibiliza vidros com tratamentos específicos para barrar as ondas sonoras e raios solares, amplificando a oferta de conforto dentro dos ambientes.
– Cores diversas: As fachadas envidraçadas estrutural glazing podem ser fabricadas com vidros laminados coloridos (que mantém a transparência dos vidros) ou ainda utilizar vidros serigrafados para trazer detalhes estéticos à fachada predial.
Dando continuidade ao nosso artigo de vidro estrutural – structural glazing, isso quer dizer que com o auxílio do vidro estrutural e toda a tecnologia existente no universo vidreiro é possível instalar fachadas prediais e residenciais com singularidades como:
– Economia de energia elétrica e sustentabilidade
– Conforto térmico, alívio acústico e privacidade
– Estética inigualável
– Automação predial
– Segurança reforçada
– Qualidade aprovada por institutos reconhecidos, como o INMETRO
– Total conformidade com as normas da ABNT
– Valorização do imóvel
Com esse amplo leque de vantagens funcionais e estéticas, além de outros benefícios capazes de serem alcançados com o uso do vidro adequado, não é por acaso que as fachadas envidraçadas estilo structural glazing se tornaram o desejo de consumo de muitas pessoas e costumam agradar até o mais exigente dos usuários.
Antes de finalizar nosso artigo sobre vidro estrutural – structural glazing, reforçamos que por se tratar de uma estrutura envidraçada especial, as fachadas de vidro devem ser projetadas por equipes especializadas e profissionais responsáveis, pois a fachada glazing, por exemplo, não aceita erros de cálculos ou outras negligências.