Indicado para compor projetos especiais, o vidro extra clear é visivelmente mais transparente que o vidro comum. Isso acontece porque durante seu processo de fabricação são utilizados componentes com baixo teor de ferro. O resultado são placas de vidro sem bordas esverdeadas, com aparência cristalina.
A alta transparência do vidro extra clear torna o modelo em um ótimo produto para ser utilizado na arquitetura requintada, participando dos móveis, da decoração ou cumprindo papéis estruturais, como as divisórias de vidro. Vale lembrar que a transparência desse modelo aperfeiçoa a transmissão luminosa dos ambientes, principalmente em casos de vidros mais espessos.
Conheça nosso Guia Completo Sobre os Tipos de Vidro.
– O que é
Como o próprio nome faz alusão, esse modelo de vidro é reconhecido por ser ainda mais transparente que as placas de vidro ‘comuns’. As características do desse tipo de vidro trazem mais conforto ao ambiente e a visão dos usuários, pois não interferem nas cores das paredes e objetos ao redor, mantendo-as sempre vivas e naturais.
Pode ser utilizado em segmentos comerciais ou residenciais. No comércio é frequentemente requisitado para compor vitrines, portas ou fachadas, com o intuito de facilitar a visualização do local e dos produtos. Em escritórios o produto pode compor estruturas que dividem ao mesmo tempo em que integram os espaços. Já em nossas residências pode compor móveis e a decoração do local.
– Diferença vidro extra clear
A principal diferença existente entre o vidro tradicional e o vidro comum está na transparência, pois a chapa de vidro extra clear pode receber praticamente todos os beneficiamentos aplicáveis nas placas de vidro comuns. A escolha pelo modelo extra clear ou o tradicional dependerá das particularidades da obra. Se o projeto exigir bordas de vidro transparentes, a escolha deverá ser pelo extra clear.
Você já deve ter percebido a tonalidade verde visível nas bordas dos vidros tradicionais. Geralmente o vidro ganha tons a partir de óxidos de metais utilizados em sua fabricação. O óxido de ouro, por exemplo, traz traços avermelhados para o vidro, enquanto que o óxido de titânio produz vidros com tons de branco.
O óxido de ferro, muito comum na areia utilizada na fabricação do vidro, é o responsável pela tonalidade esverdeada do produto. Na fabricação do vidro extra clear utiliza-se elementos com baixo teor de óxido de ferro, o que elimina os tons verdes e deixa o vidro com transparência beirando a totalidade.
– Características do vidro extra clear
Vamos listar abaixo algumas curiosidades e as principais características:
– Este modelo é considerado o vidro mais transparente dentre os modelos de vidro disponíveis no mercado.
– A transparência desse tipo de vidro possibilita a máxima entrada de luz natural e, quando empregado com critérios, consegue diminuir a entrada de calor aos ambientes.
– A transmissão luminosa deste modelo – quando comparada ao vidro comum – é visivelmente maior, ainda mais em casos de placas de maior espessura.
– O vidro extra-clear pode receber diversos beneficiamentos, tais como a tempera, laminação, serigrafia, esmaltação. Também pode ser lapidado, furado, bisotado, além de participar de unidades insuladas (vidro duplo) e dos vidros laminados de temperados.
– As características do modelo torna as estruturas ou móveis quase impercebíveis, principalmente quando aplicado em superfícies claras.
– São essenciais na decoração minimalista. Em outros tipos de decoração o vidro extra-clear pode exercer o papel de um contra-ponto decorativo.
– Quando utilizado como vidro colorido (serigrafado, esmaltado ou adesivado), o vidro extra clear preserva com mais eficácia as cores reais da pigmentação.
– Além do mais, se seu projeto exige elementos que valorizem as cores reais dos ambientes, o vidro extra-clear pode ser a escolha perfeita.
– Quando utilizados na limitação de espaços (como divisórias de ambientes), este modelo de vidro oferece uma experiência única de integração entre os locais – inclusive entre ambientes internos e externos.
Os modelos extra clear permitem ao arquiteto elaborar os projetos singulares e capazes de agradar até o mais exigente dos clientes. Tudo dependerá da criatividade do profissional.
– Aplicações
A transparência singular faz com que esse modelo seja frequentemente utilizado na arquitetura e construção civil, além de oferecer suas qualidades aos segmentos de decoração de interiores, da indústria de móveis e eletrodomésticos. Veja alguns exemplos de aplicações do vidro extra clear.
– Fachadas arquitetônicas;
– Envidraçamento de sacadas;
– Guarda corpos;
– Vitrines;
– Portas e janelas;
– Divisórias de ambientes;
– Revestimento de paredes;
– Box de banheiro;
– Estantes e prateleiras;
– Tampos de mesa;
– Aquários;
Quando utilizado com critérios, os vidros extra clear (mesmo sendo quase imperceptíveis) destacam o ambiente de um modo geral, contribuindo positivamente para a valorização do imóvel. Se seu projeto de arquitetura com vidros é único, considere a utilização de chapas de vidro extra clear e surpreenda a todos.