Home > Artigos > Vidro Fantasia

14.06.2019

Vidro Fantasia

Qual a sua opção diante da necessidade de unir beleza, privacidade e entrada de luz (artificial ou natural) em um determinado ambiente?

Além das cortinas ou persianas, talvez você precise conhecer um pouco mais sobre os vidros fantasias (vidro impresso), pois em algumas situações eles podem trazem maior eficiência, estética e modernidade ao ambiente.

O vidro impresso permite composições que vão bem além do básico. Não é preciso lembrar que, no ramo da arquitetura e construção civil, a projeção de ambientes privativos personalizados são cada vez mais requisitados pelos clientes.

Ao arquiteto cabe a difícil missão de aliar a personalização do ambiente com conforto e bem estar aos usuários do local, utilizando-se de todos os elementos acessíveis para alcançar esse resultado.

Vidro impresso ou fantasia

No caso da composição de ambientes privativos e iluminados, o vidro fantasia é uma ótima alternativa para garantir privacidade ao mesmo tempo em que permite a entrada de luz no local. Esse modelo de vidro conta com texturas em sua superfície que facilitam esse cenário, além de disfarçarem eventuais riscos.

Importante ressaltar que quando falamos em “vidro impresso” não estamos falando de vidro que possui uma impressão em sua superfície, seja por impressão UV, aplicação de película, etc… o vidro impresso conhecido normalmente trata-se de vidros com transparência, mas que possuem a massa do vidro estilizada, seja por riscos, canaletas, desenhos, etc.

São também reconhecidos como vidros fantasia, as singularidades desse tipo de vidro contribui fortemente para a privacidade do local. A luz (natural ou artificial) que passa pelo vidro continua sendo transmitida de maneira difusa para o outro lado.

Importante lembrar que o vidro fantasia também pode participar de decorações de interiores, tendo em vista a variedade de texturas e cores que a indústria do vidro disponibiliza aos consumidores. Vidros com textura, como os vidros impressos, harmonizam com maestria com madeira ou alumínio, possibilitando a criação de detalhes únicos.

Como se não bastasse, para clientes com orçamento reduzido, os vidros impressos podem se tornar uma ótima alternativa, pois os preços são acessíveis e, como já dito, dispensará a utilização de cortinas em janelas e portas; além de suas texturas esconderem eventuais avarias na superfície do vidro, diminuindo os custos com manutenção.

Vidro Impresso na Arquitetura

Os segmentos arquitetônicos e decorativos voltaram sua atenção para os vidros impressos recentemente. Utilizado com maior frequência no passado, o vidro fantasia se tornou o novo preferido das feiras do setor nos últimos anos.

Pra se ter uma ideia, o vidro impresso foi bem divulgado no evento da CasaCor em 2018. No exterior, o iSalone Milano 2019 (Salone del Mobile) também apostou na volta desses vidros como tendência. E sabemos que é no Salone del Mobile onde acontece os principais lançamentos do setor. A CasaCor São Paulo 2019, seguindo a tendência, aumentou a participação desses vidros nos projetos exibidos.

As características do vidro impresso o tornam ótima alternativa para:

– Aplicação em banheiros (janelas e box);

– Coberturas;

– Fachadas;

– Revestimentos de paredes;

– Divisórias de ambientes corporativos e residenciais.

Quando utilizado como divisória, o vidro impresso consegue aumentar a sensação de amplitude do local, além de integrar os espaços. Já quando for utilizado na decoração de interiores, podem compor estantes, aparadores, escadas, tampos de mesas, etc.

Tipos de vidro fantasia (vidro impresso tipos)

No Brasil, o vidro fantasia mais utilizado é o vidro canelado, seguido de perto pelo vidro pontilhado e pelo vidro impresso mini-boreal. Entretanto, o mercado vidreiro oferece uma variedade incrível de impressões, espessuras e cores capazes de agradar os gostos dos clientes mais exigentes, além de amplificar as possibilidades de aplicações.

Além do vidro fantasia mini boreal e o vidro fantasia pontilhado, existem outras texturas frequentemente requisitadas pelo segmento:

– vidro martelado

– vidro antílope

– vidro astral

– vidro floral

– vidro ártico

– vidro quadrato

– vidro mosaico

– vidro colorido

A ‘impressão’ nos vidros fantasia ocorre ainda na indústria. Após a fusão de todos os componentes, o vidro passa por um rolo texturizado na saída do forno que atribui o desenho diretamente na massa do vidro. Esse rolo pressiona a massa do vidro ainda mole, criando ranhuras diversas.

O processo é semelhante ao procedimento de grafiato com rolos especiais (semelhantes aos rolos de pintura) que possuem desenhos para ‘imprimir’ essa arte na parede. No caso do vidro fantasia, os rolos especiais também determinam a espessura da placa de vidro.

O vidro fantasia tipo canelado, por exemplo, é o resultado do procedimento de estiragem da placa de vidro comum, liso. Esse processo atribui ondulações específicas na superfície do vidro que permitem a entrada de luz e mantém o a privacidade do local.

Importante frisar que os vidros impressos são derivados dos vidros comuns, o que permite que suas placas recebam beneficiamentos diversos. Isso quer dizer que o vidro fantasia pode ser laminado, vidro impresso temperado, espelhado, receber acabamento bisotê, dentre outros.

Esse cenário amplia ainda mais sua capacidade de utilização, o tornando em uma ótima opção para projetos singulares.