Dicionário do Vidro

Vidro fantasia ou impresso

 

Vidro translúcido que possui texturas em sua superfície com a finalidade de difundir a luminosidade (artificial ou natural). O vidro fantasia – ou vidro impresso – é utilizado, frequentemente, para compor ambientes privativos e iluminados. Além do mais, suas texturas variadas garantem o benefício de disfarçar eventuais riscos em sua superfície.

Dessa maneira, o segmento arquitetônico indica a aplicação desse vidro em box de banheiros, divisórias, portas e janelas, coberturas e fachadas, revestimentos de paredes, degraus de escada, pisos, além de poder participar de tampos de mesas, prateleiras, estantes, etc.

A principal característica do vidro impresso são suas texturas suaves e uniformes, responsáveis pela difusão da luz. Além do mais, o mercado vidreiro disponibiliza esse modelo em diversas cores, texturas e espessuras, o que amplia o seu leque de aplicações, passando a figurar também em projetos decorativos e na indústria moveleira.

O vidro fantasia recebe sua textura através de impressões realizadas ainda no forno, na sua fabricação. Durante a produção, a chapa de vidro passa por rolos com texturas e relevos, que serão transferidos para o vidro; ou seja, trata-se de um vidro comum texturizado (impresso). Os rolos também serão responsáveis por determinar a espessura do vidro.

Após a impressão, o vidro fantasia aguarda o resfriamento total, de maneira gradual, para então ser cortado em placas. Vale lembrar que, por se tratar de um vidro comum com impressões especiais, pode receber outros beneficiamentos, como laminação, submissão ao forno de têmpera, acabamento bisotê, espelhamento, dentre outros.

Importante frisar que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), através da Norma NBR 7199, estabelece parâmetros e critérios para aplicações de vidro na construção civil, visando sempre a elaboração de projetos seguros e funcionais.

Curiosidade: No Brasil, o modelo de vidro fantasia mais utilizado é o tipo canelado, seguido pelo mini-boreal e pelo pontilhado.