Home > Artigos > Vidro Inteligente

15.11.2022

Vidro Inteligente

O uso de vidro inteligente é a nova tendência arquitetônica. Com características que agregam fatores diversos às estruturas, o smart glass possui a capacidade de alternar sua aparência entre transparente e opaco através de um impulso elétrico – que pode ser acionado por interruptor, celular e até mesmo pela voz! Devido a seus benefícios, os vidros polarizados – como também são conhecidos – são indicados para ambientes que desejam usufruir tanto da integração de espaços quanto da privacidade.

 

Além disso, quando especificados corretamente os vidros inteligentes conseguem reduzir a passagem de som e de raios UV, cenário que promove o conforto e evita desbotamento das cores de estofados e tapetes, por exemplo. Dessa forma o vidro polarizado pode inovar o funcionamento de estruturas tradicionais, como divisórias de ambiente, closet, porta de vidro inteligente, janelas e fechamento de vãos diversos.

Como é o funcionamento do vidro inteligente?

Afinal de contas, como funciona o vidro que escurece? A tecnologia empregada nos vidros inteligentes é uma das mais atuais no universo vidreiro, entretanto, é de fácil compreensão. Para quem se pergunta como é o funcionamento do vidro inteligente, explicamos que esse modelo de vidro é alcançado graças ao uso de uma fina tela de cristal líquido que vai acomodada entre as lâminas da placa do smart glass. Interessante, não?

 

Essa tela de LCD possui polímeros capazes de interagir com impulsos elétricos. Resumidamente falando sobre como é o funcionamento do vidro inteligente, em seu estado natural, esses polímeros se mantém desorganizados na tela de LCD, ocasião em que a placa de vidro fica opaca. Ao receber um impulso elétrico estes polímeros magicamente se organizam e oferecem transparência à placa de vidro, tudo em questão de frações de segundos.

vidro polarizado oq

Vidro inteligente como funciona?

Essa alternância entre transparente e opaco pode ser alcançada de diversas formas, inclusive através de sistemas de automação. Isso quer dizer que o vidro polarizado pode ser acionado através de um interruptor tradicional, temporizadores, sensores de presença, controle remoto, celular e até mesmo pela voz; tudo para que, sem o mínimo esforço, crie-se espaços intimistas ou barreiras físicas que ofereçam amplitude visual.

 

Definitivamente, os vidros inteligentes são capazes de agradar até o mais exigente dos usuários! Por esse motivo o vidro polarizado é comumente encontrado em:

 

– Consultórios médicos e outros;

 

– Hotéis;

 

– Sala de diretoria ou de reuniões

 

– Bancos

 

– Portaria predial e hall de entrada

 

Atualmente a tecnologia também pode ser encontrada em residências de alto padrão, sendo aplicada principalmente em quartos, escritórios e banheiros (ver vidro inteligente para banheiro) substituindo a presença de persianas e/ou cortinas, afinal de contas, o vidro polarizado parece já possuir uma cortina inteligente acoplada em si!

Como fazer um vidro polarizado?

A fabricação do vidro polarizado existe desde os anos 70, nos EUA, com registros de aplicações em grandes edificações ainda no início da década de 90. Porém, como à época essa tecnologia era muito singular e pouco abrangente, pois os valores para fazer smart glass e revendê-los eram elevados, o que gerava limitação na fabricação de vidros inteligentes. Atualmente a tecnologia está mais acessível financeiramente, sendo alternativa para projetos inovadores.

 

Como já comentado, para fazer um vidro polarizado é preciso acomodar uma fina tela de LCD entre as placas de vidro. Essa tela de LCD possui polímeros que são provocados a partir de impulsos elétricos, fazendo com que o vidro fique opaco ou transparente através de um comando. O impulso elétrico pode ser acionado por interruptor ou outros elementos, com sensores, celular ou comandos de voz.

 

Além disso, em algumas situações é possível aplicar a película em uma das superfícies do vidro – para casos onde o vidro já está instalado. Porém, é preciso destacar que essa técnica não é a mais indicada, pois pode comprometer a tela de LCD – que ficará desprotegida. No Brasil os vidros inteligentes são produzidos desde 2007, com as mesmas qualidades e características do smart glass produzindo em terras gringas.

Vidro inteligente onde comprar

Em uma breve pesquisa na internet é possível encontrar diversas dúvidas sobre vidro inteligente preço m2 (ou vidro inteligente quanto custa). Lembramos que o preço do vidro, no geral, é muito dinâmico e dependerá de diversos fatores, como o tamanho do vão a ser preenchido, necessidade de mão de obra especializada, o tipo e a espessura do vidro escolhido para compor a estrutura, região da venda, etc; sendo assim, fica difícil definir o preço do smart glass.

 

Mas para finalizar nosso artigo sobre vidro inteligente, a principal dica que oferecemos para você que deseja comprar vidro polarizado é: Procure sempre empresas especializadas em vidros e reconhecidas no mercado! Destacamos que arquitetura com vidros é coisa séria e deve ser exercida por profissionais habilitados no assunto!