Dicionário do Vidro

Vidro inteligente

 

Sistema de vidro laminado equipado com uma película de cristal líquido (LCD) – posicionada entre as placas – que altera a cor do vidro, deixando-o opaco ou translúcido. Também denominado de Privacy Glass ou de vidro polarizado, o vidro inteligente permite controlar a privacidade dos ambientes de maneira instantânea.

O funcionamento desta película consiste no alinhamento ou desalinhamento de suas moléculas. Quando o LCD recebe impulso elétrico, as moléculas se alinham harmoniosamente, tornando a placa de vidro opaca e impedindo a visão através dela. Com um novo impulso elétrico, as moléculas se desalinham, trazendo o vidro ao seu estado normal (transparente).

Devido à presença da tela de cristal líquido (LCD) entre as placas de vidro, o vidro inteligente pode receber projeções de maneira excepcional, tendo em vista que o cristal líquido otimizará a qualidade da imagem projetada.

O controle do vidro pode ser feito através de um refletor de luz, automações residenciais, tecnologias touch screen e até mesmo aplicativos de celular. A corrente de energia é utilizada somente para ionizar as duas extremidades do LCD, de modo que não há corrente de energia circulando.

Isso quer dizer que haverá consumo de energia somente ao ligar e ao desligar a tela de LCD, o que faz com que o consumo de energia do vidro inteligente seja relativamente baixo.

O cenário pode possibilitar a composição de ambiente com janelas inteligentes que dispensam a utilização de cortinas e persianas. Essa é uma ótima alternativa para locais que requer esterilização constante, como hospitais e clínicas laboratoriais, pois a ausência de cortinas e persianas reduz a sujeira e, consequentemente, o risco de contaminações, por exemplo, além de o vidro facilitar a higienização.