Home > Artigos > Vidro laminado Sentryglas

14.05.2020

Vidro laminado Sentryglas

Se o seu projeto exige soluções envidraçadas robustas, o vidro laminado Sentryglas pode ser a melhor alternativa. Atualmente esta é a tecnologia que apresenta maiores níveis de aderência, resistência e transparência disponível no mercado. A película SentryGlas consegue agregar segurança e versatilidade para estruturas arquitetônicas especiais, como as que precisam de maior resistência estrutural.

Pra se ter uma idéia, o SentryGlas é, aproximadamente, até 100 vezes mais rígido e em média 05 vezes mais resistente que o PVB encontrado nos vidros laminados comuns – e  sabemos que um vidro laminado comum já é muito seguro e resistente! Por esse motivo a película SentryGlas é utilizada para fabricar vidros de segurança de alto desempenho, como os vidros blindados, por exemplo.

– O que é Sentryglas

Sentryglas® é a marca registrada de uma película altamente moderna, de ampla aderência e resistência mecânica. Esta película é utilizada na fabricação de vidros laminados de alto desempenho para aplicação em projetos especiais. Resumidamente, acomoda-se uma película Sentryglas entre duas folhas de vidro, e o conjunto é submetido ao calor até se tornar uma única peça muito rígida e resistente.

Os vidros laminados comuns – com PVB ou EVA, apesar de se destacarem pelos mesmos atributos (segurança, rigidez e resistência), possuem limitações que os impedem de participar de projetos altamente robustos, como pontes de vidro ou visores de piscinas. Não por acaso o vidro laminado sentryglas é frequentemente utilizado em regiões que sofrem com furacões ou bombas.

Também é o tipo de vidro indicado para absorver outros impactos, como vandalismos. Na arquitetura e construção civil, a película SentryGlas consegue aumentar a liberdade criativa dos profissionais, pois amplifica a competência estrutural do vidro. O resultado final é possível observar na utilização de vidros mais finos, economia de perfil e painéis de vidro maiores, por exemplo.

– Aplicação

Por ser mais rígido e resistente que o vidro laminado com películas tradicionais (PVB e EVA), o SentryGlas costuma ser aplicado em estruturas que possam sofrer com fortes impactos. Veja algumas aplicações do vidro laminado SentryGlas:

– Guaritas de segurança;

– Vitrines de lojas de automóveis;

– Joalherias e casas de câmbio;

– Visores de piscinas e grandes aquários;

– Passarelas e pontes de vidro;

– Paredes, escadas e muros de vidro;

Em estádios esportivos e locais para grandes shows o vidro laminado com sentryglas consegue suportar a multidão em episódios de tumultos. Nesse caso, se por acaso alguma folha de vidro se romper, a película tem capacidade de manter aquele determinado vão fechado, garantindo a segurança dos usuários.

Vale lembrar que nada impede que um vidro laminado Sentryglas participe de guarda-corpos, telhados, claraboias, portas e janelas. Tudo dependerá das necessidades do projeto. Em regiões que sofrem com furacões e fortes tempestades, por exemplo, a película Sentryglas é muito requisitada para compor fachadas, portas e janelas, pois a película é ideal para aumentar a resistência da estrutura.

– Diferença entre a laminação comum e laminação com Sentryglas®

A principal diferença entre um vidro laminado com películas comuns e um vidro laminado com películas Sentryglas está na resistência e rigidez. O método de fabricação é basicamente o mesmo, onde duas ou mais placas de vidro são intercaladas com uma película que será responsável por unir todo o conjunto, agregando resistência e segurança ao produto final.

Apenas para conhecimento, o vidro laminado tradicional só perde sua estabilidade se, quando submetido a forte impacto, as duas (ou mais) placas de vidro que compõe a peça se rompam. Em condições normais isso é raro de acontecer, entretanto, é possível. O vidro laminado sentryglas é indicado exatamente para essas ocasiões, onde exista a possibilidade de rompimento das placas de vidro e perda de estabilidade.

Outra diferença entre a laminação comum e o vidro laminado com sentryglas é possível observar no momento da quebra. Quando estilhaçado, o vidro laminado comum, como era de se esperar, mantém todos os cacos presos a si, mas apresenta deflexão (desvio da posição natural). Uma placa da mesma espessura laminada com SentryGlas apresenta desempenho superior de pós-quebra e retenção do vidro, sendo capaz de manter a placa de vidro ereta, mesmo sem os perfis.

– Veja outras vantagens do vidro laminado SentryGlas

Além de atender necessidades básicas, como limpeza e facilidade de manutenção, o vidro laminado com sentryglas oferece outras vantagens:

– A película sentryglas aumenta a resistência à ação do tempo;

– O sentryglas evita delaminação precoce da placa de vidro;

– Pode ser aplicado com borda exposta sem perigo de delaminação;

– Quando aplicado com borda exposta apresenta resistência a intempéries, como chuva e sol;

– Oferece proteção contra raios UV;

– Amplifica as possibilidades de criação do profissional;

– Apresentam transparência e durabilidade singular;

– A película SentryGlas suporta altas temperaturas;

Além de que, os vidros laminados com SentryGlas são compatíveis com selantes, são mais leves e comprovadamente trazem mais segurança e proteção aos usuários. Se o seu projeto é especial, conheça as possibilidades ilimitadas que o vidro laminado com SentryGlas consegue criar para você.