Home > Artigos > Vidros blindados

26.06.2019

Vidros blindados

Ofereça transparência e segurança com vidro blindado para guarita, bancos, escolas, casas lotéricas e outros projetos robustos. As qualidades de resistência e proteção dos vidros balísticos já não são exclusivas dos carros blindados. Há alguns anos esse elemento passou a oferecer suas qualidades também para outros setores, principalmente para o segmento de arquitetura e construção civil.

A blindagem de vidros é a forma mais intensa de atribuir resistência ao vidro. O vidro blindado é fabricado através da multilaminação de vidros, que o deixa incrivelmente resistente a impactos mecânicos, sejam eles provocados por força humana – como uma martelada – ou por armas de fogo. Para a arquitetura, essa qualidade torna o produto ideal para utilização em:

– Guaritas (prédios, condomínios e ruas);
– Agências bancárias;
– Fachadas de edifícios;
– Algumas aplicações em piscinas;
– Janelas e portas residenciais;
– Museus;
– Joalherias;
– Lojas de carros;
– Escolas;
– Casas de câmbio;
– Casas Lotéricas;
– Delegacias e outras bases policiais;

Para cada aplicação é realizado um estudo a fim de verificar o nível de proteção exigido. A fim de ampliar a proteção é preciso considerar também outros elementos, como estrutura de concreto, paredes, portas de aço, caixilhos de aço balístico, etc.

Os vidros blindados permitem que a proteção vá além da violência no trânsito. Especialistas afirmam que a blindagem de elementos arquitetônicos é essencial para garantir a completa segurança de pessoas e de bens materiais, tendo em vista que a violência chegou a um patamar onde não basta estar protegido no carro e ficar vulnerável no trabalho ou dentro do lar.

Essa teoria pode ser reforçada com os números da Abrablin – Associação Brasileira de Blindagem, que verificou um crescimento de 15% do mercado de vidros blindados nos últimos anos (2017 e 2018). Esses números interagem diretamente com o mercado, que com o aumento das vendas aquece a competição entre os fabricantes, que tendem a oferecer produtos cada vez melhores e acessíveis.

Vidro blindado na arquitetura

O segmento arquitetônico já constatou os benefícios do vidro blindado para edificações em geral. Importante ressaltar que, além da proteção contra vandalismo e arma de fogo, os vidros blindados, devido à sua composição, oferecem também conforto térmico e atenuação sonora para o interior dos ambientes, duas características essenciais para garantir o conforto do lar. É a união do útil ao agradável. Não por acaso o segmento observou crescimento considerado de:

– Vidro blindado para guarita;
– Vidro blindado para janela;
– Vidro blindado para fachada;
– Vidro blindado para portaria;
– Vidro blindado para loja;

O setor de blindagem ressalta que os fabricantes do mundo todo estão investindo no desenvolvimento de vidros blindados mais eficazes. No Brasil, por exemplo, já é possível encontrar vidros blindados mais leves e menos espessos graças à utilização de materiais de ponta, como um polímero especial que garante o mesmo grau de proteção, independente da espessura maior do vidro.

Todo esse conjunto de fatores talvez explique a crescente demanda de vidros blindados na arquitetura e construção civil, não somente no Brasil, mas em escala global. Para compreender melhor todos os benefícios do vidro blindado na arquitetura é preciso entender antes como é fabricado um vidro blindado.

Como é o vidro blindado?

Os vidros blindados são compostos por camadas de vidro unidas através de lâminas finas de resina, como o PVB – Polivinil Butiral, porém de um material especial para essa finlidade. O conjunto é reforçado em sua face oposta por um material resistente ao estilhaçamento.

Além de colar um vidro no outro, as resinas também serão as responsáveis por amortecer o impacto de possíveis projéteis de armas de fogo sem que o vidro estilhace, ou seja, as diversas camadas que compõe a blindagem absorvem a energia inicial da bala, impedindo-a de completar seu percurso.

A primeira camada de vidro será a proteção inicial. Em seguida haverá uma camada de resina (ou plástico) e outra folha de vidro. A sequência será sempre essa – um sanduíche de vidro e resina – independente da quantidade de camadas da blindagem.

A fabricação de vidro blindado para construção civil é rigorosamente igual à montagem dos vidros blindados para automóveis, com a diferença de que o vidro para edificações é plano. A quantidade de folhas de vidro na multilaminação, espessura das camadas e a composição dos materiais varia conforme o impacto que o vidro terá que suportar.

O ideal é que a blindagem seja composta pelo menos duas lâminas de vidro intercaladas com resinas especiais (PVB, policarbonato e poliuterano). A peça toda segue para fornos (autoclaves) especiais onde serão unidas (coladas), ganhando resistência.

Como funciona um vidro blindado?

O comportamento do vidro com blindagem pode ser resumido da seguinte forma: A função básica da primeira folha de vidro é amortecer o projétil no primeiro impacto. A primeira camada desgasta o projétil e absorve sua energia cinética, reduzindo consideravelmente a velocidade. Não por acaso o vidro é popularmente conhecido como vidro a prova de balas.

A redução de velocidade acontece através de mecanismos de dissipação de energia, que criam ondas de tensão que transferem a energia cinética do projétil para o conjunto da blindagem. Essa dissipação de energia é o que gera as trincas no vidro. Isso quer dizer que, quanto maior o calibre da arma de fogo, maior será a quantidade de camadas requeridas no vidro blindado.

A última camada de vidro, apesar de nunca ser atingida, pode se estilhaçar com o impacto da bala; e por esse motivo é aplicada uma camada plástica na última folha de vidro, a fim de evitar que os possíveis estilhaços se espalhem pelo ambiente. Toda a composição trabalha para amortecer e reduzir a velocidade – e a força – de um projétil de arma de fogo.

Cabe ressaltar que, depois de fabricado, o vidro é submetido a testes de balística que consistem em uma série de disparos para verificar o seu nível de proteção. O vidro blindado nível 03 é o mais resistente produzido no Brasil. O exército nacional é o órgão responsável por certificar os produtos e fabricantes de vidro brindado. Já os níveis de proteção são classificados conforme as normas da ABNT, através da NBR 15.000.

Vidro blindado como é feito

A legislação brasileira estabelece parâmetros através da ABNT para classificação de vidros blindados. A Norma NBR 15000 – Blindagens para impactos balísticos dita os procedimentos necessários para que um vidro blindado ofereça a segurança necessária. De forma resumida, A ABNT15000 observa os seguintes critérios para garantir resistência ao impacto:

– Ângulo do impacto;
– Velocidade do projétil;
– Tipo de munição e o impacto causado pela bala;
– A posição e a sequência dos disparos;
– A face do ataque;
– Uso de suportes específicos;
– Observação de dados de temperatura e umidade do ar.


Fixação do vidro

A aplicação das normas é necessária para testes mais precisos. Obedecer a parâmetros de dimensão e forma dos corpos de prova, por exemplo, cria uma região envolta do ponto de impacto que tende a absorver a energia mecânica – identificada pela aparição de rachaduras no vidro. Quando não são observadas a normas ABNT 15000, o vidro terá a capacidade de resistir a impactos limitados.

ABNT NBR 15000

As diretrizes para blindagem de vidro estabelecidas pela ABNT foram criadas para testar – aprovando ou reprovando – um determinado projeto de blindagem. E como já mencionado, é o Exército Brasileiro o responsável por realizar os testes dos materiais.

Importante frisar que a NBR 15000 tem o objetivo de ser confiável e de fácil execução, tornando-a economicamente viável. Ressaltamos também que as características destacadas na ABNT 15000 costumam serem superiores às exigidas pelo mercado civil. Esse cenário é proposital para proteger o usuário e proporcionar mais segurança.

Além de proteger o usuário final, os ensaios balísticos realizados conforme as normas ABNT 15000 não requerem grande investimento e garantem igualdade de condições entre as empresas que fabricam vidros blindados.

Por esses motivos é importante optar por peças fabricadas por empresas que seguem a NBR 15000. Considere que vidros blindados fora das normas não são submetidos a testes padrões, como tamanho, forma e fixação, o que prejudica o resultado final, tendo em vista que a avaliação fica descaracterizada.