Recebe o nome de barrilete a estrutura hidráulica originária de um reservatório de água superior com a função de alimentar todas as acomodações de uma edificação através de suas colunas de distribuição.
Tecnicamente, barrilete é o conjunto de canos, conexões e registros, que instalados na saída do reservatório, distribui água para todos os pontos de utilização necessários. Os tipos mais comuns de barrilete são o unificado (concentrado) e o ramificado.
No modelo unificado, a distribuição da água tem início diretamente na tubulação que liga as partes do reservatório. O modelo unificado é considerado mais eficiente, pois é possível ter maior controle dos ramais de abastecimento.
No barrilete ramificado, os ramais começam na tubulação que interliga as partes do reservatório, originando derivações secundárias para as colunas de alimentação. Essa opção é considerada mais econômica.
Também existem os sistemas de barriletes. No sistema de barrilete direto, todos os pontos são alimentados pela rede pública; no sistema indireto, os pontos são abastecidos depósito de água da edificação; o sistema misto pode utilizar tanto a rede pública quando o reservatório de água privado.