Dicionário do Vidro

Batente

Espécie de estrutura retangular encaixada em uma abertura da parede que permite a fixação da porta ou janela. O batente da porta tem a função de acomodar a folha da porta e bloquear correntes de ar, poeira ou insetos ao preencher os espaços que naturalmente aparecem entre a porta e a parede.

A estrutura do batente é construída para receber a folha da porta ou da janela quando estas se fecham. Dessa maneira, as medidas do batente e a instalação são efetuadas com enquadramento preciso, a fim de evitar qualquer tipo de vãos e frestas maiores.

O batente também foi idealizado para absorver os impactos da porta na parede, de maneira que toda a força será transferida para a estrutura do batente, aliviando o stress da própria porta, o desgaste das suas bordas e a deformação das paredes ao redor.

Esse tipo de estrutura geralmente é elaborada a partir da madeira, metal, plástico ou concreto. Além de elemento estrutural, o batente também é reconhecido como item arquitetônico para acabamento, funcionando como elemento decorativo de interiores.

Em casos de decoração, é preferível a utilização de batentes feitos de material que aceite finalização, como a madeira, que pode ser pintada com eficácia.

Os batentes feitos de madeira também podem auxiliar no isolamento acústico e conforto térmico. Devem ser pensados para projetos que precisem de controle sonoro ou da temperatura.

Pavimentos com ar condicionado, por exemplo, aperfeiçoam o desempenho quando batentes de madeira são instalados nas portas. Entretanto, o mercado oferece batentes de alumínio e PVC, comumente utilizados em edificações dos mais diversos tipos.

Na arquitetura, também encontramos outras denominações para batente, como portal, marco ou contramarco. O batente, juntamente com a guarnição, dobradiça, fechadura, puxadores e as folhas formam o conjunto que popularmente conhecemos como porta.