Dicionário do Vidro

Cobertura

 

Denominação da estrutura responsável pela proteção das edificações contra as ações do tempo, oferecendo conservação dos elementos interiores e alguns elementos exteriores da construção. As formas das coberturas são definidas, geralmente, respeitando as características funcionais e estéticas da arquitetura do projeto.

As características funcionais da cobertura devem oferecer impermeabilidade e isolamento térmico e acústico. As características estéticas devem seguir, harmoniosamente, as formas e o aspecto da linha arquitetônica, observando a dimensão dos elementos, coloração, texturas, etc.

Na elaboração da cobertura de uma edificação é preciso observar diversos fatores, como o clima e a localização geográfica, que determinarão as necessidades estruturais para cada tipo de situação. Dentre essas necessidades se encontra, por exemplo, o esquema do sistema de drenagem das águas da chuva.

O telhado tradicional é o tipo de cobertura mais popular. É caracterizado pela existência de uma armação que apoia a cobertura, revestida de telhas. Entretanto, é possível encontrar coberturas planas, coberturas tipo cascas, coberturas metálicas, coberturas com vidro, coberturas vegetais, dentre outras.

O mercado da construção civil oferece uma infinidade de materiais para revestimento de coberturas. Os materiais obrigatoriamente precisam ser impermeáveis, possuir leveza, peso e dimensões compatíveis, apresentar articulação para realizar pequenos movimentos, proporcionar isolamentos térmico e acústico, além de ser durável.

Na arquitetura, o termo ‘cobertura’ também pode fazer alusão a um pavimento construído sobre o telhado de uma edificação (prédio). Geralmente, a cobertura se diferencia dos outros imóveis do mesmo edifício, ocupando uma área maior em relação aos aposentos dos andares inferiores.

Também conhecidas como Penthouses, as coberturas costumam valorizar toda a edificação e, devido às suas características, pode ser o imóvel mais caro e luxuoso. Tradicionalmente, as coberturas oferecem vista panorâmica, elevador privativo, melhor aproveitamento da iluminação natural; com possibilidades de construção de piscinas, jardins, terraço, lareiras e churrasqueiras.