Dicionário do Vidro

Delaminação

Em vidros laminados, a delaminação é caracterizada pelo deslocamento parcial ou total (separação) das chapas de vidro da película utilizada no processo de laminação. A delaminação prejudica as qualidades do vidro laminado, principalmente no quesito segurança.

Na indústria do vidro, os profissionais devem oferecer garantia contra esse tipo de problema, em conformidade com a legislação em vigor. Atualmente a garantia é de no mínimo 05 anos.

Vale lembrar que a qualidade dos recursos utilizados no processamento do vidro influencia diretamente na delaminação das folhas de vidro, tanto que essa situação deve estar registrada e assegurada através de testes específicos e laudos adequados que comprovem a qualidade das folhas de vidro, conforme cita a norma NBR 14697, da ABNT.

Resumidamente, essa norma especifica os requisitos mínimos, cuidados e métodos indicados para assegurar a durabilidade e segurança dos vidros laminados, bem como sua utilização na construção civil e outros segmentos; além de indicar o método de classificação como vidro de segurança.

Além do mais, embora o vidro laminado possa oferecer níveis comprovadamente mais altos de proteção quando comparado ao vidro comum, é importante que o comportamento de todos os componentes que formam a estrutura (baguete, caixilho, esquadria, etc) ofereçam resiliência compatível.

A delaminação geralmente acontece em situações em que o vidro absorve fortes cargas capazes de provocar a redução da selagem do vidro com a película, impactando significativamente no desempenho do vidro. Geralmente, é perceptível a partir das bordas da placa de vidro, ou em torno da fixação onde exista a borda exposta.

A perda da ligação adesiva entre as folhas de vidros é mais comum em vidros laminados com PVB – Polivinil butiral; e o clima demasiadamente úmido ou excessivamente quente também pode levar à ocorrência de delaminação.

Isso pode ocorrer porque o PVB é uma película capaz de absorver a umidade, de modo que, se as placas de vidro laminado forem expostas a umidade excessiva, a ligação do vidro será reduzida. Entretanto, outros tipos de película também estão suscetíveis a delaminação, como algumas resinas que podem se deteriorar quando entram em contato com os raios ultravioletas.

Por isso a importância da instalação correta com acabamento funcional, a fim de evitar a absorção da umidade. É válido assegurar que o tipo correto de silicone será utilizado, para garantir que a umidade não entrará em contato com a película.

O silicone estrutural é amplamente utilizado na instalação dos sistemas estruturais com vidro laminado, como janelas moldadas ou outros sistemas de envidraçamento. Em determinadas circunstâncias, o silicone pode até ser usado para reduzir o espaço (bite) das ligações entre o vidro e a estrutura de suporte.

Teoricamente, a delaminação do vidro pode ocorrer em situações em que houve um controle de qualidade insatisfatório durante a fabricação, especificação, instalação ou utilização da placa de vidro.

Além do mais, uma das medidas para evitar a delaminação é a utilização de vidros laminados em uma autoclave, já que laminações realizadas fora da autoclave podem levar a imperfeições da camada intermediária do vidro, aumentando o risco de delaminação.