Dicionário do Vidro

Inmetro

 

Sigla para Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Trata-se de uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A missão do INMETRO é promover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através de metrologia e avaliação da conformidade, enaltecendo a harmonia as inovações, relações de consumo e a competitividade no território nacional.

Resumidamente, o Inmetro se encarrega da fiscalização da qualidade dos produtos, certificando-os e regulamentando-os de acordo com o segmento.

O INMETRO também busca fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade dos serviços e produtos.

Dentre as mais diversas competências do INMETRO, podemos destacar a manutenção e conservação dos padrões das unidades de medida, bem como a implantação e manutenção da cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no país, a fim de torná-las harmônicas internamente e compatíveis nacionalmente e no plano internacional.

A harmonização das medidas visa assegurar ao cidadão a exatidão das medições nos campos onde a metrologia legal atua. As atividades da metrologia legal, no Brasil, são atribuídas ao Inmetro e fiscalizadas pelo governo federal. Vale lembrar que a atuação brasileira na metrologia garante que padrões estabelecidos no nosso país sejam reconhecidos por outros países do Mercosul.

O INMETRO está presente em todo território nacional, fiscalizando os instrumentos de medição e os produtos pré-medidos, por meio de seus órgãos delegados nos estados, os quais são reconhecidos pelo IPEM, em sua grande maioria.

Além do mais, a fiscalização do INMETRO verifica se os produtos estão de acordo com as Normas e os Regulamentos Técnicos vigentes, como as normas da ABNT, pois esse cenário é garantia de saúde e segurança aos cidadãos que utilizam ou consomem um determinado produto.