Dicionário do Vidro

Janela de correr

 

Este modelo de janela possibilita o deslocamento das folhas da estrutura de maneira horizontal. Os modelos disponíveis no mercado pode conter 2 ou mais folhas, possíveis de se deslocarem para um ou para os dois lados da esquadria. O deslocamento ocorre através do deslizamento das folhas da janela em cima de trilhos metálicos rigorosamente fixados.

Janelas de correr são frequentemente utilizadas em projetos arquitetônicos, tendo em vista que é uma escolha inteligente que garante a entrada de iluminação natural e ventilação nos ambientes.

Além do mais, esses modelos podem ser utilizados com grades de segurança, cortinas e persianas, tendo em vista que suas folhas se deslocam para o lado, ao invés de abrir para dentro e para fora, como no caso das janelas basculantes. Esse cenário garante que, quando a janela estiver aberta, não se chocará nas grades, cortinas, em móveis ou outros objetos.

As chapas de vidro são fundamentais para garantir a luminosidade e facilitar a visibilidade da área externa. Entretanto, em projetos especiais, é possível a utilização de vidros especiais no conjunto, como vidros antirreflexo, vidros com conforto solar, além dos vidros de segurança (vidro laminado, vidro temperado, vidro temperado-laminado).

As esquadrias podem ser fabricadas de PVC, madeira ou alumínio. Janelas de correr de PVC, por exemplo, preservam a temperatura interna do ambiente e isola pequenos índices de ruídos. Além do mais, o PVC não enferruja ou está sujeito a pragas, como cupins.

Já as esquadrias de alumínio, além de serem resistente à corrosão e pragas, ainda agregam valor ao projeto. São indicadas para utilizar em ambientes úmidos ou molhados, como banheiro e lavabo. Também são ótimas opções para cozinhas e áreas de serviço.

As janelas de correr fabricadas de madeira concede um toque natural ao ambiente, no entanto, são vulneráveis à umidade e agentes externos. Nesse cenário, é interessante revestir a madeira com verniz ou resinas apropriadas, que ficarão responsáveis pela impermeabilização do material.