Dicionário do Vidro

Janelas acústicas

As janelas acústicas são formadas por um conjunto de chapas de vidro e esquadrias especiais, responsáveis por proporcionar conforto acústico aos ambientes. As placas de vidro das janelas acústicas têm como principal função viabilizar o amortecimento das vibrações das ondas do som no vidro; o que, em conjunto com a eliminação de todas as frestas da janela, assegura o isolamento acústico aos locais.

As esquadrias podem ser fabricadas de PVC, madeira ou alumínio. Quando fabricadas a partir do alumínio, devem receber tratamento especial, como o preenchimento do perfil com lã mineral e vedação de todas as arestas da esquadria, por exemplo.

Importante lembrar que as janelas acústicas devem ser instaladas com rigor por especialistas, que observarão todas as especificações técnicas a fim de eliminar todas as frestas de maneira cirúrgica, garantindo que as vibrações sonoras não penetrem no ambiente.

O desempenho das janelas acústicas depende de diversos fatores, como o tipo e a espessura do vidro utilizado na composição. É possível utilizar vidros com até 10 mm de espessura, por exemplo, em localizações como aeroportos e áreas indústrias e locais com trânsito intenso, onde a frequência sonora é maior.

Dependendo do grau dos ruídos, as janelas com vidro insulado são as mais indicadas, pois é possível a utilização de duas ou mais folhas de vidro separadas por um espaçador de ar.

A estrutura do vidro insulado (ou vidro duplo) garante reforço na barreira das vibrações sonoras, de modo que, quanto mais placas de vidro compor a estrutura, maior será a eficiência no isolamento do som externo.

Além do mais, a possibilidade de utilizar duas ou mais placas de vidro de maneira separada permite a utilização de tecnologias do vidro diferentes em uma mesma estrutura.

É possível, por exemplo, a idealização de janela acústica com conforto térmico ao utilizar placas de vidro refletivo, que garantem o controle eficiente da intensidade da luz e do calor transmitidos para os ambientes internos.

Entretanto, os vidros duplos podem ser compostos por qualquer tipo de vidro, seja laminado, temperado, refletivo, auto limpante, colorido, incolor, etc. Vidros insulados também podem ser combinados com persiana interna disposta entre os vidros.

A instalação de vidros insulados também deve ser realizada por empresas especializadas. Saiba que vidros duplos com espaçamento insuficiente ou com folhas de vidro com espessuras não recomendadas não oferecerão o desempenho esperado, por exemplo, causando frustação; sem contar que, como já comentado acima, se houver frestas, é praticamente impossível obter isolamento acústico.

Importante frisar que, dentro de edificações, os principais pontos de entrada do som são janelas e portas; por esse motivo é importante que a janela acústica tenha elevada capacidade de vedação.

O segmento da arquitetura e construção civil está exigindo estruturas – como portas e janelas – capacitadas para oferecer conforto acústico, tendo em vista o crescimento dos níveis de ruídos característicos das cidades.

Lembramos que o conforto interno é regulamentado através das normas da ABNT, em suas normas 15.575 e 10.821, que tratam do desempenho das edificações e das esquadrias externas para edificações, respectivamente.