Dicionário do Vidro

Low Iron ou Extra Clear

 

Tipo de vidro reconhecido por apresentar alto teor de transparência, visivelmente superior aos vidros incolores tradicionais. Os vidros com tecnologia low iron (extra clear) oferecem máxima clareza ao ambiente, pois não possui a tonalidade esverdeada presente nos vidros comuns.

A principal diferença entre as chapas de vidro comum e o vidro extra clear está na transparência. Designers e arquitetos tendem a escolher os vidros low iron para criar ambientes com vasta incidência de luz natural e neutralidade de cor. Isso acontece porque a massa do vidro extra clear possui menos ferro, responsável pela coloração esverdeada do vidro.

Essa tecnologia permite manter as qualidades do vidro, como a resistência, aumentando a translucidez, tornando esse produto ideal para ser aplicado em ambientes que exigem maior iluminação. Estudos indicam que vidros com baixo teor de ferro conseguem aumentar a transmissão da iluminação no ambiente em até 6%.

Além do mais, ao ser utilizado para compor o ambiente, o vidro extra clear tem o poder de demonstrar as cores reais do local.

Vale lembrar que o vidro extra clear pode passar por processo de beneficiamentos, como acontece com os vidros tradicionais. Sendo assim, é possível obter vidros extra clear laminados, temperados, podem ser utilizados na composição vidros insulados ou até mesmo serigrafado.

Aliás, esse tipo de vidro é especialmente indicado para serigrafia. Para conseguir vidros pintados com perfeição, o vidro low iron é a melhor opção, pois sua transparência não interfere nas cores, o que assegura a fidelidade do tom da tinta aplicada.

Curiosidade: Geralmente, as tonalidades do vidro são obtidas através de óxidos de metais que são utilizados na composição. Assim como o óxido de ferro traz tonalidade verde para o vidro, o óxido de ouro faz o vidro com uma tonalidade avermelhada, óxido de titânio resulta em vidro com tons brancos, etc.