Dicionário do Vidro

Massa corrida

 

A massa corrida é utilizada no acabamento e preparação de superfícies, como paredes. O recurso é indispensável para superfícies que receberão tinta, pois deixa o espaço liso e uniforme, além de garantir a durabilidade da tinta. O segmento de decoração de ambientes utiliza os recursos da massa corrida para alcançar efeitos com textura e formas variadas, que garantem a assinatura do projetista.

Essa massa é ideal para nivelar e corrigir imperfeições de paredes, como por exemplo, para reparar furos, rachaduras na parede, proporcionando uma superfície lisa e com acabamento homogêneo. Com a superfície lisa, a pintura é mais bem executada, além de garantir estética para o ambiente.

Vale lembrar que, quando uma pintura é realizada sem o emprego da massa corrida, os resultados podem ser insatisfatórios. Isso acontece porque, durante a fabricação da massa corrida é utilizado elementos que garantem propriedades selantes ao material.

Desse modo, a aplicação da massa corrida também faz com que a parede consuma menos tinta, tendo em vista que as propriedades selantes da massa corrida diminui a porosidade da parede, fazendo com que ela absorva menos tinta.

Importante frisar que, toda parede, antes de ser submetida à massa corrida, precisa se devidamente preparada, procedendo-se com a limpeza da superfície retirando todo resquício de sujeira, umidade e mofo, por exemplo.

Após, a parede deve ser devidamente lixada a fim de retirar a pintura e massas antigas acumuladas no local. Lembre-se que o pó resultante do lixamento deve ser totalmente retirado, pois caso contrário, a pintura da parede será prejudicada.

Curiosidade: Com a intenção de facilitar a vida de arquitetos e decoradores, o mercado já conta com opções de massa corrida colorida que dispensa a utilização de tinta após sua aplicação.