Dicionário do Vidro

Peça de vidro

 

No mercado vidreiro e segmentos de arquitetura e construção, o termo peça de vidro faz alusão à chapa de vidro devidamente processada e pronta para ser enviada ao distribuidor ou ao consumidor final.

Um dos maiores desafios da indústria do vidro está no momento de transporte do vidro, onde é possível ocorrer alguns danos, como arranhões e até mesmo quebra da peça.

Por esse motivo, o segmento dispõe de alguns elementos especiais para auxiliar no manuseio e transporte das peças de vidro, como o cavalete para vidro, os veículos Inloader, bem como os intercarlários e o pó de lucite.

Os cavaletes para vidro, por exemplo, permitem a acomodação e estocagem segura das peças de vidro, pois sua estrutura garante a integridade física das chapas de vidro desde a fábrica até sua aplicação.

Para a indústria do vidro esse tipo de cavalete é um dispositivo essencial; e sua utilização varia conforme as finalidades para quais ele é destinado. É possível, por exemplo, encontrar cavaletes para vidro que suportam cargas entre 5.000 kg e 10.000 kg de vidro, cavaletes de vidro de uma ou duas faces, etc.

Já o caminhão inloader possui o centro de gravidade baixo com ausência de eixos entre as rodas do semi reboque, facilitando o encaixe do cavalete para vidro; ao utilizar suspensão a ar nas rodas traseiras, o caminhão transporta o vidro sem oferecer vibração para a carga.

O pó de lucite e o intercalário são elementos que diminuem o atrito das peças de vidro e conseguem evitar possíveis danos, como arranhões e manchas na superfície do vidro.

Vale lembrar que as peças de vidro nunca devem ter contato direto entre elas, e por esse motivo, todos esses elementos são de suma importância para garantir a integridade do vidro durante o transporte.