Dicionário do Vidro

Ventosa

 

Elemento que auxilia no manuseio e transporte das chapas de vidro. A ventosa é o método mais utilizado e seguro para manipular a placa de vidro pronta. O equipamento gruda na placa através da sucção e são eficientes tanto para o deslocamento vertical quanto horizontal.

O formato especial das ventosas torna o produto resistente às diferenças de pressão, mantendo o contato da ventosa com a superfície do vidro constantemente, além de distribuir as forças igualmente por toda a placa de vidro.

Ao pressionar a ventosa contra a placa de vidro, retira-se grande parte do ar que ali estava; de modo que a pressão do ar do lado de fora da ventosa fica maior do que a pressão interna. Essa pressão age de maneira perpendicular à superfície, de fora para dentro, resultando na forte fixação entre a ventosa e a placa de vidro.

As ventosas podem ser manuais ou automáticas. Nos modelos manuais é possível encontrar pelo menos três tipos que podem suportar a partir de 20 kg de vidro: a versão simples, que conta com um ponto de sucção, a versão dupla e a versão tripla.

Entretanto, para placas de vidro muito pesadas, existem as ventosas automáticas, que se utilizam de equipamentos auxiliares para mover ou içar o vidro. Algumas ventosas automáticas tem capacidade de suporte para placas de vidro que pesam mais de uma tonelada; nesses modelos, existem diversos pontos de fixação.

Importante ressaltar que os modelos das ventosas devem acompanhar a variedade dos tamanhos e espessuras das chapas de vidro; de modo que as principais diferenças são representadas pelo tamanho, diâmetro e qualidade das ventosas.

A utilização de maneira incorreta da ventosa pode ocasionar rupturas na placa de vidro, diminuindo sua vida útil ou danificando-a por completo. Desse modo, é importante seguir as recomendações do fabricante ou consultar equipes especializadas. Cabe lembrar que, apesar da ventosa de vidro apresentar fácil manuseio, o vidro, apesar da sua elevada resistência, apresenta fragilidade quando manuseado de maneira incorreta.