Dicionário do Vidro

Vidro antirreflexo

 

O vidro anti reflexo possui a capacidade de eliminar reflexos luminosos sem prejudicar a transmissão de luz. No setor arquitetônico, é frequentemente requisitado na composição de fachadas, janelas, estabelecimentos panorâmicos (restaurantes), torres de controle de tráfego aéreo, vitrines, expositores, cinemas, estúdios, etc.

Em outros segmentos é possível observar aplicações do vidro anti reflexo em zoológicos, caixas de vidro para exposição de artes, joalherias, museus, molduras para quadros e fotografias, ou seja, é utilizado sempre que o projeto demande ausência de reflexos luminosos que possam causar interferência, proporcionando fidelidade e nitidez.

A capacidade de reflexão desse modelo de vidro ocorre através de microtexturas impressas na face superior do vidro ou através da utilização de uma película especial invisível aplicada durante a fabricação do vidro.

Os dois métodos atribuem ao vidro capacidade de dissipar os raios luminosos. Do mesmo modo que as microtexturas atribui grande capacidade de difusão de luz, a película especial tem a capacidade de atenuar os reflexos de luz natural e/ou artificial.

Além do mais, durante o processo de fabricação, o vidro é submetido a um processo que tira o brilho da sua superfície, amplificando as características anti reflexo. Importante lembrar que, em casos de laminação com duas ou mais folhas de vidro antirreflexo, o resultado é um vidro opaco, visualmente parecido com o vidro acidado ou o vidro fosco.

O mercado vidreiro também possui uma versão de vidro não reflexivo para fachadas, que conta com um revestimento especial projetado para refletir uma porcentagem baixa de luz, oferecendo transparência e claridade visual, o que garante melhor visualização através do vidro até mesmo a noite.

Curiosidade: O mercado vidreiro geralmente disponibiliza dois tipos de vidro antirreflexo; um produzido nacionalmente e outro modelo produzido no exterior. O vidro nacional não possui o mesmo grau de transparência encontrado nos vidros comuns ou quando comparado aos vidros antirreflexo importados, que apresentam maior grau de transparência.