Dicionário do Vidro

Vidro de controle solar

Tipo de vidro idealizado para oferecer maior conforto térmico e luminoso aos ambientes. Nesse modelo de vidro especial, a placa de vidro reduz a passagem dos raios solares para o interior dos ambientes graças a uma camada metalizada deposta sobre a superfície do vidro.

O vidro de controle solar tem como principal função a de filtrar os raios solares por meio da reflexão da radiação; foram pensados para atender projetos especiais que necessitem de envidraçamento pertinente para barrar as ondas de calor sem bloquear a iluminação.

O principal benefício que o vidro de controle solar pode oferecer é, obviamente, o conforto térmico que ele proporciona aos ambientes. Acontece que junto com o conforto térmico o ambiente ganha com a redução do consumo de energia elétrica ao dispensar o uso de aparelhos eletrônicos – como o ar condicionado – e o uso de iluminações artificiais, por exemplo.

Pra se ter uma idéia, o uso de vidros solares em edificações pode garantir redução de 50% a 70% (em alguns casos pode chegar a 80%) de entrada de calor no ambiente. Isso reduz a carga térmica que as edificações absorvem durante o dia, o que influencia diretamente na despesa elétrica.

Além do mais, dependendo do ambiente, é possível abdicar do uso de cortinas, o que também contribui com a manutenção da limpeza do local. Outro benefício que o vidro de controle solar oferece aos ambientes está relacionado à proteção do mobiliário interno, evitando a deterioração de tecidos, por exemplo.

Para entender isso, precisamos compreender que a luz do sol vem carregada de raios UV, que tem o poder de causar o desbotamento da cor e provocar o amarelamento de tecido e outros elementos utilizados para revestir móveis ou na decoração de ambientes, como sofás, tapetes, cortinas, etc. O vidro de controle solar consegue filtrar 99% dos raios ultravioleta, o que resulta no aumento da vida útil do mobiliário.

Outro ponto positivo para os vidros de controle solar diz respeito à luminosidade transmitida pela chapa de vidro. O vidro de controle solar pode ser utilizado para diminuir a luminosidade e evitar o efeito de ofuscamento, muito comum em edificações modernas, onde a otimização do espaço pode fazer com que a luz que entra pelas janelas reflita por todo o ambiente, ofuscando a visão frequentemente.

Não podemos esquecer que o vidro de controle solar promove a valorização do imóvel ou do espaço de um empreedimento. Para perceber isso, precisamos ter a noção de que o conforto não tem valor. Além do mais, o vidro de controle solar permite inúmeras variações de cores. É possível, por exemplo laminar o vidro com outros vidros especiais.

Isso promove a criatividade e liberdade arquitetônica, além de oferecer diversas funcionalidades às edificações. Importante frisar que, estatisticamente, o vidro pode ocupar até 60% da área de uma fachada.

A definição do modelo de vidro de controle solar adequado para cada projeto depende de alguns fatores, como o desempenho térmico e luminoso desejado, tamanho da área a ser envidraçada, dentre outros.