Dicionário do Vidro

Vidro insulado laminado

 

Os vidros insulados são compostos por duas ou mais placas de vidro separadas por um espaçador de ar. Nas composições de vidro insulado laminado, tanto as chapas de vidro internas quanto as externas são de vidro laminado.

As unidades de vidro insulado laminado foram idealizadas para proporcionar o máximo de conforto acústico possível, alívio térmico e garantir a segurança de todos no ambiente graças às particularidades que a laminação atribui às placas de vidro comum.

Vale lembrar que o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro unidas através de uma película altamente resistente, como o PVB ou o SentryGlas®. Essa junção consegue reduzir os riscos de acidentes nos casos de estilhaçamento da chapa de vidro.

Não por acaso os vidros laminados são classificados como vidros de segurança. Segundo a ABNT, vidros de segurança são aqueles que quebram de maneira segura. No caso do vidro laminado, ao se quebrar, os pedaços de vidro ficam presos à película interna, impedindo-os de se espalhar no ambiente e mantendo o vão onde está instalado totalmente fechado.

Já as unidades de vidro insulado, naturalmente conseguem barrar as reverberações sonoras, aliviando o ambiente interno dos ruídos externos. Entretanto, essa característica pode ser amplificada quando são utilizados vidros laminados na composição da estrutura.

Vale lembrar que vidros insulados não permitem o acúmulo de água ou a presença de umidade no espaçador de ar, impedindo o embaçamento das placas de vidro. Além do mais, essa estrutura permite o uso de persianas entre os vidros, que ficam protegidas do acúmulo de sujeira.

Dessa forma, os vidros insulados laminados são indicados para compor janelas, portas e varandas, fachadas, sacadas, vãos fixos, coberturas e para atenuar o barulho em regiões com alto índice de ruídos. Também pode ser uma ótima alternativa para fechar salas e garantir a temperatura de ambientes climatizados.