Dicionário do Vidro

Vidro laminado insulado

 

Os vidros laminados insulados são composições que contam com placas de vidro monolítico do lado interno e vidro laminado do lado externo da estrutura. Graças às suas características singulares, os vidros laminados insulados proporcionam conforto termo acústico aos ambientes com uma dose extra de proteção.

O vidro insulado tradicional, também reconhecido como vidro duplo, é composto por duas placas de vidro que são separadas por um espaçador de ar. Foram desenvolvidos para oferecer conforto acústico e alívio térmico aos ambientes, tendo em vista que seu mecanismo estabelece barreiras para a passagem do som e do calor solar intenso. Além do mais, a estrutura impede a passagem de poeira e gases.

Por contar com duas chapas de vidro hermeticamente seladas, o vidro insulado tem a capacidade de aumentar o desempenho térmico de uma janela, por exemplo. Os vidros são separados por um espaçador de ar, que forma uma câmara vedada por dupla selagem.

Todas essas características auxiliam no aperfeiçoamento do desempenho térmico (Valor U), diminuindo em até 50% a transferência de calor para o interior do ambiente (quando comparado ao vidro comum).

No caso dos vidros laminados insulados, a laminação de um dos elementos agrega proteção aos ambientes, tendo em vista que o vidro laminado é considerado vidro de segurança pelas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Pelas normas, vidro de segurança é aquele que se quebra de forma segura. O vidro laminado é mais resistente que o vidro comum e, ao sofrer impacto suficiente para quebrá-lo, todos os estilhaços resultantes ficam presos na própria placa de vidro, graças a uma película (PVB) altamente resistente presente no interior do vidro laminado.

A película também permite que o vidro laminado, mesmo depois de quebrado, continue mantendo o vão fechado até a sua manutenção.