Dicionário do Vidro

Vidro multilaminado

 

Vidros com multi laminação são indicados para edificações que necessitem de maior grau de proteção, como é o caso de vitrines, guaritas, joalherias, visores para piscina, casas de câmbio, hospitais, relojoarias, loja de automóveis, casa de antiguidades, etc.

O vidro multilaminado foi idealizado para oferecer segurança ao patrimônio e promover as garantias de integridade física das pessoas ao bloquear ataques com pedra ou armas brancas, por exemplo.

Esse modelo de vidro é composto por várias lâminas de vidro comum intercalas por camadas de PVB ou películas mais resistentes, como o Sentry Glas®. São ótimas alternativas para compor fachadas protegidas contra ações de vandalismo, por exemplo; além do mais, sua composição consegue manter os pedaços de vidro unidos nos raros casos de quebra.

Vale lembrar que a sobreposição de diversas lâminas de vidro com película resistente consegue atenuar os ruídos, aperfeiçoando a acústica do local.

O mercado vidreiro disponibiliza esse tipo de vidro em espessuras variadas, de até 80 mm. Vale ressaltar que os vidros multilaminados devem ser instalados com o auxílio de caixilhos. Sem contar que outros fatores podem impactar diretamente no grau de resistência dos vidros multi laminados, e por esse motivo é importante consultar lojas reconhecidas no segmento.

Especificações como a espessura e a composição do vidro podem determinar o grau de resistência do vidro multilaminado, de modo que, quanto maior for esse valor, maior será a dificuldade para quebrar o vidro, por mais que sejam empregadas diversas ferramentas diferentes. Entretanto, é bom lembrar que folhas com muita espessura podem prejudicar a visibilidade (transparência).

Curiosidade: Vidros com conceitos antivandalismo e os vidros blindados são categoricamente vidros multilaminados, apesar de cada modelo possuir sua própria composição – como o material que compõe a película, diferentes níveis de proteção e ser indicados para aplicações distintas.