Dicionário do Vidro

Vidro polarizado

Placa de vidro inteligente. No vidro polarizado utiliza-se um filme de cristal líquido (LCD) com polímeros dispersos; a película fica entre dois vidros que são unidos através da laminação. Esse filme de LCD promove dinâmica ao vidro, que pode ser escurecido ou ficar transparente de maneira instantânea e uniforme ao receber impulsos elétricos.

Os impulsos elétricos promovem o alinhamento ou desalinhamento das moléculas da película de cristal; essa ação torna o vidro em translúcido ou opaco (nebuloso). Quando a tensão elétrica desalinha as moléculas, o vidro escurece; de modo que um novo impulso elétrico promoverá o alinhamento das moléculas, trazendo transparência para a folha de vidro.

Esse cenário garante privacidade aos ambientes, sendo ótima opção para ser aplicado em divisórias de espaços ou em ambientes com integração, como quarto e banheiro. Também é uma alternativa para aplicação em fachadas e grandes janelas, devido às suas particularidades distintas.

Além do mais, a estrutura do vidro polarizado reduz a passagem de sons e dispensa o uso de cortinas ou persianas. O vidro polarizado também consegue promover o aumento da vida útil do mobiliário ao proteger o ambiente dos raios ultravioleta, que fatalmente causa deterioração e amarelamento de tecidos como os revestimentos dos sofás, tapetes e cortinas, por exemplo.

Apesar de contar com uma tecnologia aparentemente nova, o vidro polarizado é frequentemente requisitado por arquitetos que encabeçam projetos dotados de estilo e inovação.

Afinal de contas, as particularidades distintas desse modelo; em conjunto com as características intrínsecas do vidro, promove peças funcionais e totalmente versáteis, sendo utilizada, inclusive, como alavanca de impulso em análises para contemplações ambientais (selos ambientais), por oferece melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Dessa forma, o mercado da construção civil utiliza esse método em consultórios médicos, salas de reuniões, hotéis, bancos, portaria de prédio, sala da diretoria, dentre outros… tendo em vista que o vidro polarizado permite maior interação ao mesmo tempo em que consegue agregar os ambientes e criar espaços intimistas em um simples toque no controle remoto ou celular.

Também é importante frisar que modelo de vidro, também reconhecido como Privacy Glass, tem o poder de funcionar como um telão para projeção de imagem com alto índice de contraste.

Quando a placa de vidro estiver com o filme de cristal líquido desligado (opaco), é possível projetar imagens mais definidas, justamente pelo fato do vidro contar com a tela LCD entre as placas de vidro, promovendo a qualidade das projeções.

Para o segmento arquitetônico, vidros polarizados representam o equilíbrio perfeito entre exposição e privacidade. Além do mais, esse modelo pode ser utilizado em áreas internas e áreas externas das edificações. Os fabricantes garantem que o fato do modelo ser alimentado através da energia elétrica não deve causar receio, pois a estrutura é fabricada para resistir às alterações climáticas com eficácia, podendo ficar exposto a intempéries, como sol ou chuva. Do mesmo modo, pode ser instalado em espaços molhados, como em banheiros (box).

Vale lembrar que a instalação de vidro polarizado deve ser realizada por equipes devidamente treinadas e especializadas para tal.