Dicionário do Vidro

Vidro termoendurecido

Placas de vidro submetidas a tratamento térmico. O vidro termoendurecido é submetido aos fornos de altas temperaturas e posterior resfriamento. Esse procedimento consegue garantir que o vidro apresente pelo menos duas vezes mais resistência que o vidro comum. O tratamento térmico atribui compressão e reforço contra choque térmico à placa de vidro comum, ampliando as possibilidades de aplicação.

Também conhecido como vidro semitemperado, o procedimento pelo qual o vidro termoendurecido é submetido assemelha-se – em muito – ao procedimento de produção do vidro temperado. Entretanto, cabe ressaltar que os vidros termoendurecidos não possuem as mesmas qualidades do vidro temperado.

Apesar de ser mais forte que o vidro comum, o vidro termoendurecido, quando se parte, apresenta estilhaços maiores aos do vidro temperado, além do mais, os pedaços de vidro podem se espalhar pelo ambiente ou se manterem na posição original.

Isso acontece porque, apesar de ser um vidro tratado termicamente, o vidro termoendurecido não possui as tensões elevadas que existe na placa de vidro temperado. São essas tensões que fazem com que o vidro temperado seja resistente e se estilhasse de forma segura (pedaços pequenos não pontiagudos) quando libera a energia ao se quebrar.

Entretanto, convém lembrar que o vidro termoendurecido, por ser mais resistente, consequentemente, apresenta melhor desempenho contra rupturas. Contudo, apesar de mais forte, o vidro termoendurecido não pode ser utilizado como vidro de segurança, a menos que seja aplicado com laminação (vidros laminados).

Apesar de possuir características de força e resistência ao choque térmico melhoradas, os vidro semi temperados não atendem aos requisitos exigidos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, através dos dizeres da NBR 7199 e NBR 11706.

Vale ressaltar que, como o vidro é submetido a tratamento térmico, não pode ser cortado, furado, lapidado, polido… tendo em visto a possibilidade de quebra. O segmento arquitetônico costuma utilizar esse tipo de vidro em conjunto com a laminação em coberturas, fachadas, envidraçamento de sacadas, etc.